Pular para o conteúdo principal

Embraer na Rússia

Rússia e Brasil negociam a produção sob licença de aeronaves brasileiras pela Associação Industrial Aeronáutica de Kazan (Kapo, na sigla em russo)
 
Jornal do Brasil

Analistas e investidores do mercado ressaltam que a demanda mundial por aviões com capacidade de 50 lugares reduziu consideravelmente, e creem que a Embraer conseguirá obter lucro adicional por conta dos clientes russos se passar a ter aviões produzidos naquele país.

O Vnesheconombank (VEB, na sigla em russo) vem flertando com o seu análogo no Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre a produção de aviões brasileiros com capacidade de até 50 lugares na Rússia, revelou Vladímir Dmítriev, executivo da corporação estatal, durante a cúpula dos Bric.

Primeiro projeto oficial O projeto pode ser um dos primeiros a ser implementados no âmbito dos acordos assinados no Brasil sobre cooperação de instituições financeiras de desenvolvimento oficiais e apoio às exportações dos países dos Bric.

"Ainda não estamos falando de volumes nem de valores", ressaltou Dmítriev.

"São projetos de cooperação para a criação de um avião civil, que dizem respeito a centenas de milhões de dólares".

O executivo explicou ainda que as negociações com a Embraer ainda não entraram em vigor, mas da parte russa o governo da Tatária mostrou interesse e está disposto a oferecer ao projeto as capacidades industriais da Kapo.

A Corporação Aeronáutica Unida, proprietária da Kapo, confimou ter recebido ofertas da parte brasileira sobre o projeto e as propostas estão sendo analisadas. Na OAK, ninguém quis comentar os detalhes, mas uma fonte da corporação esclareceu que as conversações vêm sendo realizadas desde o início do ano e dizem respeito à fabricação do Embraer 145.

Nesse nicho, na OAK, existe o modelo An-140, produzido na fábrica Aviakor, em Samara, da Russkie Machiny (Máquinas Russas). A empresa é de propriedade do oligarca russo Oleg Deripaska, e em breve poderá fazer parte da OAK.

Segundo o diretor do Serviço de Análise da agência Aviaport, Oleg Panteléev, o turboélice Àn-140 dificilmente será concorrente do Embraer 145. "É difícil bater as vantagens de velocidade do avião a jato, ao passo que a efi ciência do combustível do turboélice é maior", ressaltou.

A Embraer não quis confirmar as conversações com a OAK. "Encaramos o mercado russo como potencial para essa categoria de aviões", limitou-se a dizer Mário Kern, vice-presidente da Embraer para Aviação Comercial. "Se as companhias tiverem interesse, a Embraer poderá estudar a possibilidade de realização de um contrato desse tipo", completou.

O escritório da empresa informou que no Brasil não se produzem mais os Embraer 145, mas a fabricação sob licença está aberta na China.

Analistas ressaltam que aviões do nicho do Embraer 145 têm demanda no mercado russo, e operadoras russas já começaram a comprar aeronaves dessa classe. A UTair utiliza desde março o CRJ 200, da canadense Bombardier. Segundo o principal executivo da UTair, Andrei Martirósov, a companhia examinou a possibilidade de comprar o Embraer 145, mas a escolha recaiu sobre o CRJ devido às particularidades do layout do compartimento de passageiros e das condições vantajosas de financiamento da transação.

"Aviões semelhantes ficam cada vez mais no mercado secundário, o que significa que as companhias aéreas estão migrando para aeronaves de maior capacidade", observa Martirósov.

Para o principal executivo da Infomost, Boris Rybak, o Embraer 145 é um avião de qualidade e não existem análogos a ele na Rússia. "Se a localização da fábrica o tornar mais barato, os clientes vão comprá-lo", acredita.

Segundo Panteléev, para o grupo aeronáutico brasileiro, o lançamento da produção do Embraer 145 na Rússia será vantajoso, já que os volumes de vendas diretas dessa aeronave estão diminuindo, e a nova fabricação sob licença ainda vai demorar a dar lucro.

Ao mesmo tempo, aposta o analista, as companhias aéreas russas estarão dispostas a adquirir aviões desse tipo apenas se houver subsídio do governo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul