Com tarifas mais baratas e pagamento em até 60 vezes, companhias menores ampliam a participação no mercado
Karla Mendes - Correio Braziliense
As companhia aéreas "nanicas" estão revolucionando o mercado de aviação no Brasil. Ao focar nas classes C e D, com bilhetes de baixo custo e parcelamento de passagens em até 60 meses, começaram a roubar clientes das gigantes do setor. Quem ganhou foi o consumidor, que tem conseguido viajar de avião pagando menos, resultado da guerra constante de preços travada entre as empresas.
Para ele, a companhia que mais tem aproveitado essa conjuntura é a Azul, que estreou em dezembro de 2008 e, ao fim do ano passado, já havia conquistado 3,82% de participação no mercado doméstico. A Webjet, por sua vez, ampliou a sua fatia de 2,46% para 4,46% no mesmo período, e a Avianca (ex-OceanAir), de German Efromovich, pretende elevar a sua parcela de 2,5% para 4% até o fim deste ano (leia matéria abaixo). "O foco (dessas empresas) é reduzir o preço das passagens e aumentar a ocupação do avião", assinalou o analista. Já a TAM, atual líder, viu seus índices caírem de 50,4% para 45,6% ao fim de 2009. E a Gol encolheu de 42,38% para 41,37%.
A perspectiva é de que, daqui para frente, ocorram mais mudanças no ranking de mercado, em decorrência da realização, no Brasil, da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. "Cada cliente será disputado com unhas e dentes", ressaltou Queiroz. A tendência é não só o aquecimento do mercado doméstico, mas também que um maior número de turistas estrangeiros venham para o Brasil.
Apesar da perda de participação no mercado, as gigantes mantiveram elevados índices de rentabilidade. Levantamento da consultoria Economática mostra que a TAM registrou, no ano passado, o maior lucro líquido entre as companhias aéreas das Américas: US$ 771,04 milhões, seguida pela Gol, com US$ 529,36 milhões.
Azul chega em agosto
As linhas aéreas Azul devem começar suas operações em Brasília a partir de 1º de agosto, disse ao Correio o diretor de marketing da empresa, Gianfranco Beting. Segundo ele, a companhia espera começar a venda de passagens em meados de julho, mas não tem como estabelecer uma data, pois ainda depende da aprovação dos voos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Inicialmente, a Azul fará voos de Brasília para Campinas, em quatro horários: 7h, 11h16, 15h44 e 20h21. De Campinas para a capital federal, as decolagens serão às 8h42, 13h25, 17h55 e 21h50.
(Mariana Ceratti)
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