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Terminal exige investimentos

Especialistas e passageiros são unânimes em apontar precariedade da estrutura para suportar aumento na demanda de passageiros, como prevê agência reguladora

Daniel Antunes e Ernesto Braga - Estado de Minas

Para que o aeroporto da Pampulha opere com maior número de voos e aeronaves com capacidade para transportar mais de 50 pessoas, como prevê a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a estrutura do terminal terá que sofrer profundas mudanças. Especialistas apontam a necessidade de intervenções que garantam mais segurança a tripulantes, passageiros e moradores da região, enquanto usuários se queixam da precariedade dos banheiros, ineficiência do sistema de arcondicionado na acanhada sala de embarque e falta de esteira rolante para bagagens. Quando chove forte, os alagamentos no hall de entrada são comuns. O impacto no trânsito é outro problema que demandará correções: vagas de estacionamento precisarão ser criadas, assim como soluções viárias para evitar retenções em pontos como encontro das avenidas Antônio Carlos e Pedro I, entre a Lagoa da Pampulha e a cabeceira da pista.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o aeroporto da Pampulha tem capacidade para receber 1,5 milhão de passageiros por ano, o equivalente a 125 mil por mês. Em fevereiro, passaram pelo terminal 102.334 pessoas, em 9.437 aeronaves, média de 58 voos por dia, de segunda a sexta-feira. Para o especialista em segurança de voo Carlos Conrado Pinto Coelho, a atual estrutura não é adequada para pousos e decolagens de aviões maiores. Ele ressalta que faltam equipamentos de segurança, como o moderno ILS, instrumento que permite aos pilotos verificar a direção da pista e o ângulo de descida. "Esse aparelho é instalado nas cabeceiras das pistas e, no caso da Pampulha, a barragem impossibilita seu uso", observa.

O especialista afirma que o aparelho de aproximação por instrumento usado no aeroporto, chamado VOR, é insuficiente para garantir segurança. "Não bastasse a falta do instrumento, a pista para taxiamento das aeronaves é limitada. Outro problema é o local para estacionamento de aviões, que não comportaria, por exemplo, mais de seis aeronaves maiores", alerta.

A professora Edna Helenice Almeida, de 43 anos, destaca que a segurança deve ser prioridade. "Chegar à capital pela Pampulha é muito mais cômodo. Porém, o aeroporto é cercado de áreas residenciais. Se for para colocar a vida das pessoas em risco, é melhor manter como está", disse, enquanto aguardava para embarcar para Montes Claros, no Norte de Minas.

Outro problema apontado por Carlos Conrado diz respeito à falta de conforto dos passageiros. As salas de embarque e desembarque, ressalta, não comportariam um volume maior de pessoas. "Desde que foram transferidos voos para o aeroporto de Confins, há mais de quatro anos, o terminal da Pampulha não recebeu nenhuma obra de ampliação por parte da Infraero." A mesma reclamação foi feita pelo gerente comercial Waldemar Sattin, de 56, que desembarca na Pampulha quando vem à capital.

"Se querem aumentar o número de voos e colocar aviões maiores, é preciso melhorar as dependências do aeroporto. Os banheiros são ruins e o ar-condicionado da sala de embarque não funciona", critica.

TRÂNSITO

Em nota, a BHTrans informou que está preparada para promover as adequações para melhor atender as necessidades de deslocamento até o aeroporto da Pampulha. "Contudo, é necessário saber qual será o percentual de usuários a mais que o terminal vai receber para elaboração de um estudo de impacto na Avenida Antônio Carlos e nas vias que dão acesso ao aeroporto", diz o texto. Ainda segundo a empresa municipal, com o aumento da demanda será necessário reestudar a área disponível no terminal para os táxis.

A Infraero informou que só vai se pronunciar sobre as intervenções necessárias após analisar o impacto gerado pela portaria da Anac. Em setembro, o Estado de Minas mostrou que o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar), que funciona num terreno de 258 mil metros quadrados, anexo ao aeroporto, será transferido, em meados de 2011, para Lagoa Santa, na Grande Belo Horizonte.

De acordo com o Ciaar, o espaço será incorporado pela Infraero, que vai aumentar a pista de taxiamento aéreo e o espaço para aeronaves.

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