Os pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino prestaram depoimento a agentes do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) nos Estados Unidos entre os dias 29 e 31 de janeiro. Eles negaram ter desligado o transponder (equipamento que alimenta o sistema anticolisão).
Em 29 de setembro de 2006, eles comandavam o jato executivo Legacy que colidiu no ar com um Boeing da Gol. A queda do avião,
Os pilotos foram ouvidos na sede do NTSB (National Transportation Safety Board),
De acordo com nota da FAB (Força Aérea Brasileira), Lepore e Paladino ouviram as duas horas de gravação do áudio registrado pela caixa-preta da aeronave e responderam a um longo questionário elaborado pelo Cenipa.
Os pilotos foram acompanhados de um advogado e afirmaram que não desligaram o transponder. Conforme a FAB, também disseram que não perceberam nem recordam ter feito algo que pudesse ter ocasionado a interrupção de forma acidental do equipamento.
Segundo a FAB, as informações podem ajudar a esclarecer as causas do desligamento do transponder, que estava em condições de uso, segundo avaliação do Cenipa.
O Cenipa afirma que tentou ouvir novamente os controladores de tráfego aéreo que trabalhavam no dia do acidente, mas, por orientação da defesa, eles não se manifestaram.