Lepore e Paladino ouviram dados da caixa-preta e responderam a questionário do Cenipa

Os pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino prestaram depoimento a agentes do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) nos Estados Unidos entre os dias 29 e 31 de janeiro. Eles negaram ter desligado o transponder (equipamento que alimenta o sistema anticolisão).

Em 29 de setembro de 2006, eles comandavam o jato executivo Legacy que colidiu no ar com um Boeing da Gol. A queda do avião, em Mato Grosso, matou as 154 pessoas a bordo.

Os pilotos foram ouvidos na sede do NTSB (National Transportation Safety Board), em Washington. Três representantes do órgão de investigação americano participaram do depoimento. Até então, eles haviam prestado informações ao Cenipa só por meio do NTSB.

De acordo com nota da FAB (Força Aérea Brasileira), Lepore e Paladino ouviram as duas horas de gravação do áudio registrado pela caixa-preta da aeronave e responderam a um longo questionário elaborado pelo Cenipa.

Os pilotos foram acompanhados de um advogado e afirmaram que não desligaram o transponder. Conforme a FAB, também disseram que não perceberam nem recordam ter feito algo que pudesse ter ocasionado a interrupção de forma acidental do equipamento.

Segundo a FAB, as informações podem ajudar a esclarecer as causas do desligamento do transponder, que estava em condições de uso, segundo avaliação do Cenipa.

O Cenipa afirma que tentou ouvir novamente os controladores de tráfego aéreo que trabalhavam no dia do acidente, mas, por orientação da defesa, eles não se manifestaram.

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