EM RECIFE

A empresa aérea OceanAir foi responsável pelo maior índice de atrasos e reclamações de passageiros nos aeroportos brasileiros no Carnaval. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), 27% dos vôos da companhia atrasaram mais de uma hora no período. A Gol ficou em segundo lugar, com média de 7%, seguida pela Varig, com 6%, e pela TAM, com 5%.

Detentora de 7% do mercado, a OceanAir ainda foi citada em 41% das 164 reclamações recebidas nos aeroportos de Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Brasília (DF) e Galeão (RJ), nos três dias que antecederam o início do Carnaval.

As informações fazem parte do primeiro balanço da Operação Carnaval da Anac, divulgado ontem em Recife (PE) pela diretora-presidente do órgão, Solange Vieira. Segundo ela, o percentual médio de atrasos foi de 8% no período carnavalesco -considerado "alto", mas melhor que os 11% registrados no final de 2007.

A diretora-presidente da Anac, Solange Vieira, diz que punir as empresas aéreas por atrasos é difícil, porque "não há uma legislação sobre pontualidade", mas que o órgão "está elaborando uma [norma] e deve colocá-la em prática em 30 dias". Em nota, a assessoria da OceanAir diz que a situação será normalizada até o final deste mês.

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