Pular para o conteúdo principal

Nos EUA, agência conclui extração de dados da caixa-preta

DENYSE GODOY
Enviada especial da Folha de S.Paulo a Washington

A NTSB (National Transportation Safety Board) já terminou de extrair as informações das caixas-pretas do Airbus A-320 da TAM que podem contribuir para elucidar as causas do acidente, segundo os deputados Marco Maia (PT-RS), relator da CPI do Apagão Aéreo, e Efraim Filho (DEM-PB).

"Os trabalhos estão muito avançados e se encaminham para o final", disse Maia. Os parlamentares estão em Washington acompanhando a análise e prevêem que até o fim desta semana os dados sejam enviados ao Brasil. No país, integrarão apuração sobre as causas do acidente.

Tanto a caixa-preta que grava as conversas no interior da cabine da aeronave quanto a que contém dados do vôo --como altitude e duração-- estavam em perfeitas condições. Finda a fase de extração das informações --não todas, mas as que interessam--, os técnicos da NTSB passarão à padronização e à sincronização dos dados dos dois equipamentos. No Brasil, deve ser montada, a partir dessas informações, a reconstituição do acidente.

Ontem pela manhã, Efraim chegou a afirmar por telefone a algumas rádios e sites brasileiros que as primeiras análises da caixa-preta mostravam que o piloto do Airbus não tinha tentado arremeter. Entretanto, posteriormente, ele recuou e tentou se explicar melhor.

"O que eu disse é que a perícia da pista de Congonhas indicava que o piloto não teve condições, velocidade, para arremeter. Isso é o que se pode concluir a partir da trajetória da aeronave", disse em Washington. "Ou seja, a hipótese de que a ausência de "grooving" [ranhuras que ajudam na aderência à pista] pode ter colaborado para o acidente não foi afastada." Ao seu lado, Maia preferiu adotar um tom mais cauteloso: "É cedo para falar qualquer coisa".

Efraim e Maia terão acesso aos laboratórios da NTSB na manhã de hoje. Eles esclarecem que o objetivo é assegurar que as informações cheguem rapidamente à CPI. O relatório final da NTSB pode levar mais de um ano para ficar pronto.

Os parlamentares explicaram que todas as informações que obtiveram foram fornecidas pela Aeronáutica --dois técnicos da FAB (Força Aérea Brasileira) estão trabalhando com os da agência na análise do material, serviço também acompanhado por um engenheiro e um piloto da TAM.

Segundo Maia, uma das hipóteses aventadas é que tenha havido falha nos computadores do Airbus. "É um avião muito moderno, com muitos comandos controlados por computador. Há relatos de acidentes anteriores nos quais houve falha do sistema em reconhecer uma manobra ou uma mudança de comando feita pelo piloto", comentou, lembrando uma colisão em 1988, na França, com um A-320 da Air France.

Em nota, a FAB negou as informações dos parlamentares. Notícias sobre procedimentos atribuídos aos pilotos ou dados consolidados "não têm qualquer embasamento técnico".

Informou ainda que não repassou dados das caixas-pretas a pessoas que não façam parte da investigação.

Com Folha de S.Paulo em Brasília

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul