Justiça pode decidir nas próximas horas sobre a posse das aeronaves que estão em uso pela companhia aérea e que pertencem a empresas de arrendamento.


Valor

A 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo aceitou o pedido do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) para ingressar na ação de recuperação judicial da Avianca Brasil como parte interessada.

Aeronave da Avianca aguarda autorização para decolagem no Aeroporto de Congonhas, em SP — Foto: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Aeronave da Avianca aguarda autorização para decolagem no Aeroporto de Congonhas, em SP — Foto: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Hoje, a Justiça deve decidir nas próximas horas sobre a posse das aeronaves que estão em uso pela Avianca Brasil e que pertencem a empresas de arrendamento.

A Avianca Brasil pediu mais prazo para regularizar o pagamento a empresas de arrendamento de aviões e motores, de acordo com fontes próximas da companhia.

A companhia aérea busca renegociar parcelas em atraso com oito empresas de arrendamento. Desse total, cinco credores também informaram ontem na Justiça que não aceitaram a proposta da Avianca Brasil para o pagamento das dívidas. Juntas, as empresas solicitaram a devolução de 24 aviões e motores.

A Justiça pode aceitar o pedido das empresas e determinar a devolução dos aviões e motores, ou pode prorrogar mais uma vez o prazo de tutela das aeronaves, até a apresentação da proposta final da companhia.

No dia 14 de janeiro, a 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo mediou uma audiência de conciliação entre a companhia aérea e empresas de arrendamento. Ficou definida a suspensão das ordens de reintegração de posse de aviões e motores até hoje.

De acordo com pessoas familiarizadas com a situação da companhia, a Avianca Brasil não possui caixa suficiente para pagar os credores hoje e bancar suas despesas operacionais. Mas está em vias de fechar um acordo com o fundo americano Elliott Management, para receber uma injeção de aproximadamente R$ 250 milhões. Essa negociação é o argumento para seu pedido de mais prazo à Justiça.

De acordo com o pedido de recuperação judicial, a dívida total da Avianca Brasil é de R$ 493,9 milhões.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads