Pular para o conteúdo principal

Aeroporto de Gatwick continua fechado devido a drones perto da pista

Sobrevoo de drones obriga à suspensão de operações do aeroporto de Gatwick, o segundo mais movimentado de Londres. Fechamento afetou ao menos dez mil passageiros e voos foram desviados para Paris e Amsterdã.


Deutsch Welle

O aeroporto londrino de Gatwick teve de fechar sua pista depois que dois drones foram avistados sobrevoando o segundo maior aeroporto da capital britânica. O incidente ocorreu na noite de quarta-feira, mas a suspensão dos voos persistiu até esta quinta-feira (20/12) e afetou milhares de passageiros.


Voo de um drone e, no fundo, um avião em processo de pouso no aeroporto de Gatwick, em Londres
Desde julho de 2018, drones estão proibidos de voar num raio de um quilômetro de aeroportos britânicos

Segundo comunicou o aeroporto, as aterrissagens e decolagens foram suspensas às 21h de quarta-feira (horário local, 19h de Brasília) depois que foram avistados dois drones perto da pista. Durante a madrugada, a pista chegou a ser reaberta por 45 minutos, mas foi fechada novamente em seguida.

Muitos aviões foram desviados para outros aeroportos, inclusive aos de Paris e Amsterdã. As autoridades aeroportuárias pediram aos passageiros que entrem em contato com as suas companhias aéreas para se informar do status dos seus voos.

"Aconselhamos qualquer pessoa com voo a partir de Gatwick ou que pretende buscar alguém no aeroporto na quinta-feira, 20 de dezembro, que verifique o status dos voos", disse o aeroporto de Gatwick, em comunicado.

O aeroporto comunicou que o incidente está sendo investigado pela polícia e que uma atualização da situação seria emitida assim que as autoridades tiverem "a garantia adequada de que é apropriado reabrir a pista".

O diretor de operações de Gatwick, Chris Woodroofe, disse que o fechamento da pista afetou cerca de dez mil pessoas na manhã de quinta-feira – duas mil pessoas, cujos aviões não foram autorizados a decolar; duas mil pessoas que não conseguiram deixar seus pontos de origem; e seis mil pessoas que foram desviadas a outros aeroportos britânicos e na Europa continental.

No Reino Unido, desde julho de 2018, é ilegal utilizar aparatos voadores conduzidos por controle remoto a menos de um quilômetro dos aeroportos. A pena por colocar a segurança aeroviária em risco é de cinco anos de prisão.

O número de quase-acidentes entre drones privados e aeronaves mais do que triplicou entre 2015 e 2017. Em 2017 foram registrados 92 incidentes, mas 2018 já computou 117 ocorrências, de acordo com o órgão de segurança aérea UK Airprox Board.

"Mesmo dois quilos de metal e plástico, incluindo a bateria, atingindo um para-brisa, turbina ou rotor de cauda de helicóptero, pode ser catastrófico", disse recentemente Rob Hunter, chefe de segurança de voo da Associação de Pilotos de Companhias Aéreas Britânicas (Balpa).

O aeroporto de Gatwick é o segundo maior de Londres, depois de Heathrow – o maior da Europa. A estimativa do aeroporto é de que cerca de 2,9 milhões de pessoas - "um número recorde" - passem por Gatwick durante a atual temporada de férias natalinas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul