Pular para o conteúdo principal

Companhia espanhola Iberia suspende voos por problemas em aeroportos

FOLHA DE SP
DE SÃO PAULO 

A companhia aérea espanhola Iberia anunciou na noite desta sexta-feira a suspensão até as 11h da manhã de amanhã (4) no horário local (8h no Brasil) de todos os voos previstos para decolar de Madri. Os voos partindo do Brasil também foram cancelados.


Mais cedo, a autoridade de tráfego aéreo da Espanha (Aena) anunciou o fechamento de todo o espaço aéreo espanhol, exceto na região da Andaluzia, devido à falta de controladores de tráfego às vésperas de um feriado prolongado. 

No Brasil, a Infraero (estatal que administra os aeroportos) informou que três voos tiveram problemas, todos no aeroporto internacional de Guarulhos (Grande São Paulo). Um voo da Iberia foi cancelado e dois voos --um da British Airways e outro da Air France-- chegaram a ficar retidos, mas já decolaram, segundo a estatal. 

Os controladores da Espanha não declararam greve oficialmente, mas vários deles se disseram doentes e começaram a abandonar seus postos por volta de 14h (hora de Brasília), segundo nota da Aena, que pede aos passageiros que evitem os aeroportos afetados. 

A ausência dos controladores fez com que oito aeroportos fossem fechados, incluindo o de Barajas, em Madri, o maior ponto de conexões da Europa. 

O Ministério da Defesa informou que assumirá o controle do espaço aéreo espanhol se os controladores não se reincorporarem, advertiu a Presidência do governo. 

Em entrevista coletiva, o ministro de Fomento, José Blanco, destacou que o governo iniciará todas as medidas aprovadas nesta sexta-feira em um decreto, que determina que militares tomem o controle dos aeroportos. 

"Não vamos permitir esta chantagem", disse o ministro após pedir desculpas às milhares de pessoas afetadas pelo abandono dos controladores aéreos no primeiro dia de um período de feriado na Espanha.
 
FERIADO
 
Segundo um porta-voz da Aena, 90% dos controladores abandonaram os postos de trabalho às vésperas de um feriado prolongado. 

Os controladores do tráfego aéreo na Espanha estiveram envolvidos em um longo processo de negociação com a agência estatal por causa de salários, condições de trabalho e privilégios. 

O porta-voz afirmou que a autoridade espanhola de aviação se reunirá com a Eurocontrol (agência europeia de controle de tráfego aéreo) e a FAA (agência americana de aviação) para decidir o destino dos voos transatlânticos. 

O fechamento do espaço aéreo ocorre no início de um feriado prolongado até a próxima quarta-feira, quando estão previstas milhares de viagens, e 'está provocando graves problemas no tráfego aéreo de toda a Espanha', atingindo cerca de 250 mil pessoas, segundo a Aena. 

Com agências internacionais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul