FOLHA DE SP
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O ministro do Planejamento (Transportes e Obras Públicas) espanhol, José Blanco, garantiu nesta sexta-feira que o governo não permitirá "chantagem" dos controladores de tráfego aéreo, cuja baixas em massa forçaram o fechamento do espaço aéreo espanhol. Entre as medidas em estudo está a utilização de controladores militares para substituir os civis.
"Não permitiremos esta chantagem que está fazendo os cidadãos de reféns", afirmou Blanco durante uma aparição ante a mídia em que não admitiu perguntas, após presidir a reunião de um gabinete de crise.
"Convocamos representantes dos controladores para exigir que eles parem com essa atitude. Se não voltarem imediatamente a seus postos de trabalho, o governo ativará todas as medidas extraordinárias necessárias".
FERIADO
Segundo um porta-voz da autoridade de tráfego aéreo da Espanha (Aena), 90% dos controladores abandonaram os postos de trabalho às vésperas de um feriado prolongado.
Os controladores do tráfego aéreo na Espanha estiveram envolvidos em um longo processo de negociação com a agência estatal por causa de salários, condições de trabalho e privilégios.
O porta-voz afirmou que a autoridade espanhola de aviação se reunirá com a Eurocontrol (agência europeia de controle de tráfego aéreo) e a FAA (agência americana de aviação) para decidir o destino dos voos transatlânticos.