Do UOL Economia, em São Paulo
Contrários à concessão dos aeroportos para a iniciativa privada, funcionários dos terminais de Guarulhos (SP) e de Brasília aprovaram nesta segunda-feira, em assembleias, uma paralisação por 48 horas a partir de zero hora de quinta-feira, informou a direção do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina).
Segundo o secretário de imprensa do sindicato, Jorge Antonio dos Santos Luiz, na terça-feira será a vez de os funcionários da Infraero no aeroporto de Viracopos (SP) decidirem se vão aderir ao movimento.
Segundo ele, se o protesto tiver 100% de adesão e conseguir fechar os três aeroportos, cerca de 70% do sistema aéreo brasileiro pode ser atingido.
Os funcionários ligados ao Sina correspondem basicamente à equipe da Infraero nos aeroportos, e cuidam de setores como os pátios de aeronaves, manutenção e cargas.
Ligado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Sina questiona as regras propostas para a concessão.
Entre outras reivindicações, eles querem garantir um período maior de estabilidade no emprego para os funcionários da Infraero após a concessão. Segundo o Sina, a proposta atual do governo é de um ano de estabilidade.
O governo quer licitar até o fim do ano as concessões de Guarulhos, Viracopos e Brasília. A estatal Infraero, porém, continuará com 49% de participação em cada aeroporto e já anunciou que pretende dar uma fatia de suas ações para os funcionários.
(Com informações da Reuters)