Pular para o conteúdo principal

TAM se torna a primeira cliente do A320neo na América Latina

A companhia aérea brasileira encomendou 22 A320neo e 10 aeronaves da Família A320

DefesaNet

A TAM Linhas Aéreas, a maior companhia aérea do Brasil, assinou um Memorando de Entendimento para 32 aeronaves Airbus A320 ecoeficientes, incluindo 22 A320neo e 10 aeronaves da Família A320. Com essa encomenda, a TAM se torna a primeira cliente do A320neo na América Latina. A escolha do motor será anunciada pela companhia aérea posteriormente.

O A320neo, que estará disponível a partir de 2016, incorpora novos motores mais eficientes e maiores dispositivos de ponta de asa chamados de Sharklets, que, combinados, proporcionam uma economia de combustível significativa de até 15%, o que representa até 3.600 toneladas de CO2 por aeronave anualmente. Além disso, o A320neo oferece uma redução de dois dígitos nas emissões de NOx e significativamente menos barulho de motor.

“A nossa encomenda das aeronaves com maior eficiência no consumo de combustível da indústria abre um mundo de possibilidades para a TAM, graças à sua capacidade de alcance substancialmente maior,” disse Líbano Barroso, Presidente da TAM Linhas Aéreas. “Encomendar novos A320 permite à TAM reduzir custos e melhorar ainda mais o nosso desempenho ambiental.”

“O A320neo integrará perfeitamente a frota da TAM Linhas Aéreas, oferecendo máximo benefício com alterações mínimas,” disse John Leahy, Executivo-Chefe de Operações, Clientes. Isso permite que a TAM tire máximo proveito do crescimento esperado das viagens aéreas para o Brasil, principalmente tendo em vista a próxima Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, da maneira mais ecoeficiente possível. 

A Família A320 (A318, A319, A320 e A321) é tida como referencial em aeronaves de corredor único. Cerca de 7.000 aeronaves da Família A320 foram encomendadas e mais de 4.500 já foram entregues a mais de 320 clientes e operadoras do mundo todo, fazendo dela a família de aeronaves de corredor único mais bem vendida no mundo. Com uma confiabilidade de 99,7% e períodos de manutenção extendidos, a Família A320 oferece os custos operacionais mais baixos entre todas as aeronaves de corredor único. Mais de 95% de sua estrutura são comuns em relação à Família A320 e oferece um alcance até 950 km maior ou duas toneladas a mais de carga útil.

A frota Airbus em operação na América Latina dobrou nos últimos cinco anos. Com mais de 550 aeronaves vendidas e um recorde de pedidos em carteira de mais de 250 aeronaves a serem entregues aos seus clientes latino-americanos, hoje em dia, cerca de 370 aeronaves Airbus estão sendo operadas por 21 companhias aéreas latino-americanas. Esse número representa mais de 60% da frota entregue na região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul