Eles foram ouvidos pela Justiça Federal de Brasília na tarde desta terça-feira
 

Do R7

Os controladores de voo qua trabalhavam no tráfego aéreo na ocasião do acidente entre um jato Legacy e um avião da Gol, em 2006, negaram que houve falha humana no controle do espaço aéreo de Brasília no dia em que as aeronaves se chocaram e provocaram a morte de 154 pessoas.


Jomarcelo Fernandes dos Santos e Lucivando Tibúrcio de Alencar foram ouvidos, durante uma audiência nesta terça-feira (29), presidida pelo juiz Murilo Mendes. Eles trabalhavam na torre de controle de voo do Cindacta de Brasília, quando ocorreu o acidente. No processo, os dois respondem ao processo pelos crimes de omissão e negligência.


O depoimento de Alencar durou cerca de uma hora e meia, segundo a assessoria de comunicação da Justiça Federal de Brasília. Nele, o controlador de voo se defendeu das acusações dos pilotos do jato Legacy, que afirmaram que ele não atendeu aos chamados da aeronave. Segundo o advogado de Alencar, Roberto Sobral, o controlador tentou vários contatos com os pilotos, mas não obteve resposta.


Ainda segundo Sobral, Alencar relatou ao juiz federal que o espaço aéreo que pertence ao controle de Brasília só era possível ser visualizada pelos controladores de voo de Manaus. Por isso, não foi possível visualizar o posicionamento do jato Legacy. A falha de alcance dos radares já era de conhecimento da Aeronáutica, segundo o delegado.


Já o depoimento de Santos durou cerca de uma hora. O funcionário afirmou que o aparelho do jato Legacy (transponder), que fazia a comunicação da aeronave com os controladores de voo, estava desligado. Por isso, o sistema acusou, automaticamente, que o avião estava no nível 370 (o que equivale a 37 mil pés de altitude). Posteriormente, foi constatado que o Legacy trafegava no nível 360, o mesmo que o voo 1907 da empresa aérea Gol.


Nesta quarta (30) e quinta-feira (31), o juiz Murilo Mendes ouvirá, por meio de teleconferência, os pilotos do jato Legacy, Jan Paul Paladino e Joseph Lepore, que vivem atualmente nos Estados Unidos. O magistrado anunciará a decisão dele depois que a defesa e o Ministério Público Federal apresentem considerações sobre o depoimento dos envolvidos no acidente. Para fazer isso, eles têm o prazo de dez após o fim das oitivas.


Histórico


O avião da Gol, que fazia o voo 1907, saiu de Belém (PA) com destino a Brasília (DF) e se chocou com um jato Legacy no ar, caindo perto do município de Peixoto de Azevedo (MT) no dia 29 de setembro de 2006. Com a batida, 154 passageiros que estavam dentro do avião da Gol morreram. Apesar de avariado, o jato Legacy, que transportava sete pessoas, conseguiu pousar com segurança.


Esse foi o segundo maior acidente aéreo na história do Brasil. O maior ocorreu em 17 de julho de 2007, quando um Airbus-A320 da TAM caiu em São Paulo e matou 199 pessoas.

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