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Novo aeroporto depende do TCU

Por enquanto, apenas o Exército Brasileiro trabalha em São Gonçalo do Amarante

O Globo
 
NATAL. A construção do novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a 36 km de Natal, ainda continua sendo executada pelo Exército, que já concluiu a pista de pouso e está pavimentando as pistas de taxiamento das aeronaves e o pátio. Segundo o gerente da obra, Ibernon Martins Gomes, a parte de infraestrutura da pista de pouso e de deslocamento dos aviões até o pátio de embarque e desembarque deve ficar pronta até 2013.


Já os terminais de passageiros e cargas, com investimentos estimados em R$450 milhões, deverão ser construídos pela empresa que vencer a licitação da concessão. O edital ainda se encontra em análise no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

 
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) esteve na última quinta-feira com o ministro do TCU, Benjamin Zymler, solicitando agilidade do órgão na liberação do edital, que está sob análise desde dezembro passado. Na quarta-feira, a governadora se encontrou com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

 
- A presidenta foi taxativa. O aeroporto de São Gonçalo é uma questão de honra para o governo - afirmou Rosalba. De concreto, o edital de concessão para construção e gerenciamento dos terminais de passageiros e cargas ainda depende do TCU para ser publicado. O edital prevê que a empresa ou consórcio vencedor construa e faça toda a manutenção e exploração do complexo aeroportuário.

 
Pelo edital, a concessão terá validade por 28 anos, sendo três para a construção e 25 anos para a exploração comercial dos terminais de passageiros e cargas. A previsão é de que até o início do segundo semestre de 2011 o processo licitatório esteja concluído e o consórcio vencedor possa dar inicio às obras ainda este ano. De 2004 até agora, o governo Federal já investiu na implantação do aeroporto cerca de R$150 milhões. Os recursos foram aplicados na elaboração de estudos do projeto, terraplanagem, e na construção da pista principal, que tem 3.000 metros de extensão e 60 metros de largura, planejada para pouso do gigante Airbus 380, o avião para 550 passageiros.

 
A conclusão do aeroporto e a rede hoteleira de Natal, com cerca de 25 mil leitos, foram peças importantes na formulação da proposta do governo do Rio Grande do Norte para ser uma das 12 subsedes da Copa de 2014. Com posição geográfica privilegiada, Natal está a dez horas de voo da Europa.

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