Anthony Bolante / Reuters
SEATTLE. A Boeing apresentou seu novo avião de grande porte, com o qual espera turbinar suas vendas e reviver o glamour do nascimento do modelo 747, lançado há 43 anos. O chamado 747-8 Intercontinental tem capacidade para 467 passageiros, 51 a mais que a versão atual do jumbo, e, de acordo com o fabricante, consome menos combustível.
O 747-8 Intercontinental foi exibido anteontem no mesmo hangar da cidade de Everett, nos Estados Unidos, que se tornou palco da apresentação do primeiro jumbo da empresa, em 1968. Cerca de 10 mil funcionários da Boeing, além de empresários de vários setores da indústria, participaram do evento. Joe Sutter, engenheiro que ficou conhecido como “pai” do 747 original, estava entre os presentes e recebeu homenagens.
O novo avião, pintado de vermelho e branco, mostrou grandes diferenças em relação ao primeiro 747, que se tornou o jato de passageiros mais conhecido do mundo e transformou a indústria global de viagens. De acordo com a revista especializada “Flight International”, a cabine de dois andares, os 69 metros de envergadura e os desenhos das asas e da cauda tornam o modelo “irreconhecível, se comparado ao 747 original”. Seu preço de tabela é US$317,5 milhões.
O 747 perdeu o título de maior jato comercial do mundo em 2005, quando a Airbus lançou o A-380, uma gigantesca aeronave com 525 assentos. Mas o novo modelo da Boeing já é a aeronave de maior comprimento do mundo, com 19 pés (5,8 metros) a mais que o “rival”.
Apesar do otimismo, poucas encomendas
Por enquanto, o tamanho do avião ainda não é sinônimo de grandes vendas. Apesar das expectativas de vida longa para a família 747, a Boeing só conseguiu 33 encomendas da versão recémlançada, incluindo pedidos feitos pelas companhias Lufthansa e Korean Air Lines.
A primeira entrega de um 747-8 Intercontinental será feita a um cliente VIP não identificado, no fim deste ano. Mas a Boeing afirmou estar confiante de que conseguirá várias encomendas nos próximos meses.