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Avianca amplia frota e vai entrar em aliança global

Star Alliance deve anunciar hoje ingresso da companhia no grupo

Francisco Góes | Do Rio - Valor

A colombiana Avianca está reforçando a posição da empresa nos tráfegos aéreos internacionais e, em especial, na América Latina. Hoje a Star Alliance, principal rede mundial de companhias aéreas, deve anunciar em Miami, nos Estados Unidos, a entrada da Avianca e da salvadorenha Taca na aliança global, segundo apurou o Valor. Existe a expectativa de que também seja anunciado o ingresso da panamenha Copa Airlines na rede, que conta com 29 membros.

Em maio, a TAM já havia aderido à Star Alliance. E em setembro o conselho executivo da aliança aprovou o pedido de entrada da Ethiopian Airlines. Com isso, a rede passou a englobar um total de 29 companhias aéreas as quais oferecem mais de 21.380 partidas diárias para 1.196 destinos em 186 países. Para a Avianca e Taca, empresas controladas por uma mesma holding, a entrada na Star Alliance representa um avanço na estratégia de fortalecimento das companhias na América Latina.

Procurada para falar sobre o ingresso na Star Alliance, a Avianca não comentou o assunto. A Copa informou, via assessoria, não ter confirmação oficial sobre o anúncio. O Valor também enviou perguntas sobre o tema para a Star Alliance, mas não obteve respostas.

Antes do ingresso na rede, um passo importante para a Avianca-Taca na expansão dos serviços aéreos rumo a novos destinos já havia sido dado com a união entre as duas empresas, em outubro de 2009. Na ocasião, se anunciou a criação de uma holding na qual o grupo Synergy Aerospace, controlador da Avianca, ficou com 67%. Os 33% restantes da nova empresa ficaram com os controladores da Taca. O acordo busca levar a Avianca e a Taca a crescerem a partir dos centros de conexão das empresas em Bogotá (Colômbia), San Salvador (El Salvador), San José (Costa Rica) e Lima (Peru).

Na América Latina, a participação de mercado da holding nas rotas em que opera é de cerca de 50%. No Brasil, a Avianca tem participação de mercado de cerca de 3%. Apesar desse "market share" ser relativamente pequeno, a operação da Avianca Brasil deve crescer dentro de um plano organizado e que garanta resultados do ponto de vista operacional, disse ao Valor, em recente entrevista, o presidente do conselho de administração da Avianca, German Efromovich.

Segundo ele, a Avianca "tem pulmão para crescer pelas próprias pernas". Uma das vias de crescimento é a incorporação de novos aviões à frota. No total, 28 novas aeronaves Airbus A330, A320 e A319 estão sendo incorporadas à frota da Avianca. Os aviões fazem parte de uma encomenda firme de 79 unidades planejadas para entrar em operação entre 2011 e 2014. Hoje a Avianca tem em operação uma frota de 59 aeronaves e a Taca, de 38.

Embora as duas empresas mantenham as operações separadas, há avanços na integração operacional, caso dos programas de milhagem. A Avianca e a Taca também continuam trabalhando na integração e consolidação dos sistemas de reserva em pontos de venda e em aeroportos. A associação Avianca-Taca voa para 66 destinos na América Latina, 20 da América Central para os Estados Unidos e 17 entre América do Sul e América Central.

Ontem, Efromovich retornou ligação da reportagem, mas disse que não tinha comentário a fazer sobre a informação relacionada à entrada na Star Alliance. No fim de outubro, quando conversou com o Valor, ele negou rumores sobre uma possível negociação entre a Avianca e outras empresas aéreas, como Gol e Aerolíneas Argentinas. Na ocasião, o empresário afirmou: "Neste momento não existem negociações a não ser movimentos no sentido de consolidar a empresa em uma das grandes alianças [das companhias aéreas]."

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