Noar Aviação, do grupo Bonanza, quer competir com a Embraer no mercado de jatos executivos. Companhia lança representação da lendária marca italiana de automóveis e passa a vender turboélice de alta performance no Brasil
Marina Falcão - Jornal do Commércio
Apelidado de a “Ferrari dos céus”, o turboélice mais rápido do mundo será comercializado para todo Brasil com exclusividade pela empresa pernambucana Noar Aviação, de Caruaru. Com autonomia de cinco horas de vôo e velocidade máxima de 745 km/h, a aeronave Piaggio Aero P180 Avanti II carrega assinatura do grupos Ferrari – sim, a emblemática escuderia italiana do cavalinho rampante – em parceira com a Tata, da Índia, e Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos.
Com preço que chega a US$ 7,5 milhões (R$ 13,1 milhões, na cotação de ontem) e capacidade para transportar até nove passageiros, o turboélice quer disputar fatia do mercado nacional de aviação executiva, hoje dominado pelos jatos fabricados pela Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer).
Na última sexta-feira, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) reduziu a zero a alíquota de importação de aeronaves. “O governo brasileiro demorou para fazer isso. Mas será positivo para todo o mercado de aviação, pois permitirá que as empresas renovem suas aeronaves”, acredita o executivo comercial da Noar, Rodrigo Teixeira.
Para ele, o esgotamento da estrutura aeroportuária de aviação comercial no Brasil abre um mercado cada vez mais promissor para a aviação executiva. “Em São Paulo, acreditamos no potencial para a compra privativa. Para o Nordeste, apostamos no modelo de fractional ownership (propriedade fracionada), pelo qual um grupo de executivos divide a posse da aeronave”.
A Piaggio Avanti II está no mercado mundial desde 2005. Como vantagem competitiva, ela é capaz de operar em pistas pequenas (cerca de mil metros de comprimento), consideradas inacessíveis para alguns modelos de jatos. Além disso, percorre trechos como Recife/São Paulo e São Paulo/ Buenos Aires sem precisar fazer escalas. A compra da aeronave no Brasil poderá ser financiada nos bancos Bradesco, Itaú e Pine. O prazo de entrega é de até quatro meses.
Do Recife, onde fica a base operacional da caruaruense Noar Aviação, será comandada a entrada da aeronave no mercado brasileiro. “Trata-se da primeira representação do ramo no Brasil fora do eixo Rio/São Paulo. A assistência técnica também está instalada na cidade. Atualmente gera oito empregos de alta qualificação para a população local”, destaca o presidente da Noar, Vicente Espíndola.
A Noar Aviação é associada à Noar Linhas Aéreas, que começou a operar no segmento comercial em junho deste ano. Os investidores são os mesmos do Grupo Bonanza (varejista de Caruaru). As rotas que já estão operando são: Recife/Maceió, Recife/Caruaru, Recife/Aracaju. No próximo dia 30 serão inaugurados os percursos Recife/Mossoró e Recife/João Pessoa.