Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas

CLÁUDIO HUMBERTO

Tutti buona gente

A reforma de R$ 20 milhões da pista de Congonhas, que a chuva começa a dissolver, é obra de um consórcio das construtoras OAS e Queiroz Galvão.

Sem jatinhos

O presidente Lula deveria abandonar a letargia pelo menos para proibir os ministros de usarem jatinhos da FAB até que resolvam o caos aéreo.

Ditadura condenou Congonhas

O Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes, criado em 1965 pelo então presidente Castello Branco, condenou o aeroporto de Congonhas (SP) pela densidade populacional crescente na região e projetou um novo aeroporto para a cidade, na região onde hoje está o Rodoanel. Os estudos, desde então, não saíram do papel.

Qualificação

A revista IstoÉ desta semana revela que entre 2001 e 2006 um dos comandantes do Airbus da TAM acidentado trabalhou como consultor e que apenas há um mês ganhou autorização para pilotar esse tipo de avião.

Orgulho brasileiro

Passageiros da TAM para Santiago (Chile), dia 18, foram surpreendidos com uma escala imprevista em Buenos Aires. O comandante não tinha a qualificação exigida pelo controle aéreo chileno para atravessar os Andes.

Tá feia a coisa

O vôo 3706 da TAM de São Paulo para Brasília, ontem, partiu atrasado porque a porta da cabine do piloto não travava e o comandante exigiu o conserto para garantir sua privacidade. O conserto durou cinco horas.

Bagunça

O vôo 3548 da TAM, de Brasília a Porto Velho (RO), partiu com duas horas de atraso, domingo, porque havia um cão e um gato entre os passageiros. Sob protesto dos donos, os animais foram para o compartimento de carga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul