Pular para o conteúdo principal

Aeroporto de Dubai é líder em passageiros internacionais

Local recebeu 83,6 milhões de viajantes no ano passado, um aumento de 7,2% sobre 2015.


ANBA


São Paulo – O Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) foi o mais movimentado do mundo no ano passado em termos de passageiros internacionais, informou a operadora Dubai Airports na terça-feira (24). Passaram pelos terminais 83,6 milhões de passageiros em 2016, crescimento de 7,2% sobre o resultado do ano anterior, quando 78 milhões de pessoas fizeram uso dos serviços do aeroporto.

Resultado de imagem para dubai airport
Aeroporto Internacional de Dubai, Emirados Árabes Unidos

Somente em dezembro, 7,7 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto do emirado, desempenho impulsionado pelos feriados de final de ano. Comparada com dezembro de 2015, a frequência subiu 9,3%.

Por seis vezes no ano passado o DXB superou a marca de 7 milhões de passageiros em um mês. Em agosto, bateu seu atual recorde mensal: 7,72 milhões de passageiros.

Em 2016, novas companhias aéreas, como a Nepal Airlines e a Rossiya, começaram a operar no aeroporto. Adicionalmente, a FlyDubai, Emirates e outras companhias abriram onze novos destinos a partir do DXB.

A Índia continua sendo o maior destino dos voos que partem de Dubai, graças ao aumento de capacidade e lançamento de novos serviços da Spice Jet, Jet Airways, Air Índia e outras empresas. Durante todo o ano, 11,4 milhões de passageiros partiram para lá, crescimento de 10,1% sobre o resultado de 2015.

A Arábia Saudita ficou na segunda posição, com aumento de 11,3% no número de passageiros, somando 6,09 milhões, pouco acima do Reino Unido, que somou 6,06 milhões de passageiros no ano, uma alta de 6,7%.

Nas cidades de destino, Londres ficou com a liderança do ano passado, superando Doha, no Catar. Foram 3,7 milhões e 3 milhões de passageiros, respectivamente. Mumbai, na Índia, ficou na terceira posição, com 2,4 milhões de passageiros.

O DXB liderou também a média de passageiros por voo no ano passado, com 209, um aumento de 4% sobre 2015. Em dezembro o índice chegou a 224 passageiros por voo.

O movimento de aeronaves somou 418,2 mil no ano passado, elevando em 2,8% o resultado de 2015. Cerca de 2,6 milhões de toneladas de carga passaram pelo aeroporto de Dubai em 2016, uma alta de 5,4% sobre o volume do ano anterior.

Segundo Paul Griffiths, CEO da Dubai Airports, a projeção para o DXB em 2017 é receber 89 milhões de passageiros, mantendo a liderança em passageiros internacionais e se aproximando de Atlanta, nos Estados Unidos, e Pequim, na China, no total de passageiros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul