Pular para o conteúdo principal

Evento debate os desafios do setor aeroespacial

Associação reúne pesquisadores, empresários, professores e escritores especializados em São José dos Campos 


Poder Aéreo

A APVE (Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer) realiza, nos dias 12 e 13 de agosto, o IV Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação: Fomento à Cultura Aeroespacial, em São José dos Campos. Durante o evento, serão realizados lançamentos de livros, palestras e painéis com renomados profissionais do setor aeroespacial. 


Anequim
O avião Anequim, desenvolvido na UFMG, que bateu cinco recordes de velocidade

Entre os temas que serão debatidos no Encontro estão o futuro da aviação, a indústria aeroespacial brasileira, a aviação certificada e experimental e o programa espacial. O evento contará com a participação do engenheiro Ozires Silva, Leonel Perondi (Inpe), Walter Bartels (AIAB), do professor Donizeti de Andrade (ITA) e do comandante Gúnar Armin Halboth da UFMG, além de muitos outros profissionais do setor.

Já confirmaram presença 23 escritores e jornalistas, que vão expor suas obras e conversar com o público. Dois autores vão aproveitar o evento para fazer o lançamento de livros.

Paulo Laux lança “90 anos da Aviação Comercial Brasileira”, que aborda a trajetória completa do transporte aéreo comercial no Brasil desde 1926, quando aconteceram as tratativas finais para o início desta atividade no país, até poucos meses atrás. Em 244 páginas, fluem as histórias reais de mais de 120 empresas aéreas, tudo ilustrado com 400 fotos de ótima qualidade, a maior parte delas ainda inéditas.

Solange Galante lançará o livro “A Ás”, que conta a história fictícia de uma pioneira chamada Sônia, primeira mulher a chegar a piloto de Linha Aérea no Brasil. Muitos leitores irão se reconhecer na história, seja admirando aeronaves no aeroporto, enfrentando a primeira viagem de avião, ou ficando surpresos em shows aéreos.

Esta quarta edição do Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação também contará com a participação do comandante Gúnar Armin Halboth e do estudante André Lefévre Goldenstein, que vão falar sobre o projeto da Aeronave Anequim. O avião atingiu 521 km/h e bateu cinco recordes mundiais de velocidade em sua categoria.

Gúnar é piloto de linha aérea e de acrobacias aéreas com três títulos nacionais. André integrou a equipe que desenvolveu o avião no Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), sob coordenação do professor Paulo Iscold.

Homenagem

 
Ao promover este evento, a APVE tem como principais objetivos incentivar a preservação da história da aviação brasileira, promover a cultura aeroespacial e homenagear escritores, jornalistas e personalidades que contribuem com o setor.

Este ano, os homenageados serão o engenheiro Ernesto Klotzel, decano dos jornalistas de aviação brasileiros; o publisher Carlos Lorch, fundador da Revista Força Aérea, publicação que está celebrando 20 anos no mercado; o Major-Brigadeiro do Ar Hugo de Oliveira Piva, pioneiro do programa espacial brasileiro, responsável, a partir de 1968, por nortear o desenvolvimento de foguetes de sondagem e de lançamento de satélites no Centro Técnico da Aeronáutica, e o Tenente-Brigadeiro do Ar Nelson de Souza Taveira, que ao longo de sua carreira na Força Aérea Brasileira teve papel relevante nas atividades de ensaios em voo e no desenvolvimento da indústria aeronáutica nacional. O comandante Luiz Carlos Rodrigues será homenageado pela ANAC por sua contribuição como piloto de ensaios em voo, por mais de 10 anos, na Agência Nacional de Aviação Civil.

SERVIÇO

O que: IV Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação
Quando: De 12 a 13 de agosto
Onde: Na APVE, à Alameda Cândido Marciano Leite, 88 – V. Betânia, São José dos Campos (SP)
Inscrições: No site http://culturaaeroespacial.com.br
Entrada: Franca
Informações para o público: (12) 3925-5200, secretaria da APVE ou no site
Informações para a imprensa:
Neide Pereira Pinto (diretora cultural da APVE): (12) 3322-9114 | 98191-5888 ou neide@somoseditora.com.br
Tânia Campelo (assessoria de imprensa): (12) 98177-8833 ou tania@codigo12.com.br



Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia investiga acidente com helicóptero em Itupeva

A polícia começou a ouvir os funcionários da fazenda que prestaram socorro às vítimas no interior paulista. Câmeras de segurança mostram o momento do acidente. O helicóptero vinha de Paraty.


Destroços de avião desaparecido há uma semana são localizados

Em Valença, no estado do Rio de Janeiro, foram encontrados os destroços do avião que estava desaparecido desde o dia 30 de janeiro. Os corpos de um empresário e de sua família também foram vistos.


Vento pode ter causado queda de avião no Japão

Segunda-feira, 23/03/2009Um avião de carga, que estava aterrisava no Aeroporto de Narita, sofreu uma queda e explodiu. O piloto e o co-piloto, únicos ocupantes morreram no hospital. A causa do acidente pode ser o vento.