Pular para o conteúdo principal

Evento debate os desafios do setor aeroespacial

Associação reúne pesquisadores, empresários, professores e escritores especializados em São José dos Campos 


Poder Aéreo

A APVE (Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer) realiza, nos dias 12 e 13 de agosto, o IV Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação: Fomento à Cultura Aeroespacial, em São José dos Campos. Durante o evento, serão realizados lançamentos de livros, palestras e painéis com renomados profissionais do setor aeroespacial. 


Anequim
O avião Anequim, desenvolvido na UFMG, que bateu cinco recordes de velocidade

Entre os temas que serão debatidos no Encontro estão o futuro da aviação, a indústria aeroespacial brasileira, a aviação certificada e experimental e o programa espacial. O evento contará com a participação do engenheiro Ozires Silva, Leonel Perondi (Inpe), Walter Bartels (AIAB), do professor Donizeti de Andrade (ITA) e do comandante Gúnar Armin Halboth da UFMG, além de muitos outros profissionais do setor.

Já confirmaram presença 23 escritores e jornalistas, que vão expor suas obras e conversar com o público. Dois autores vão aproveitar o evento para fazer o lançamento de livros.

Paulo Laux lança “90 anos da Aviação Comercial Brasileira”, que aborda a trajetória completa do transporte aéreo comercial no Brasil desde 1926, quando aconteceram as tratativas finais para o início desta atividade no país, até poucos meses atrás. Em 244 páginas, fluem as histórias reais de mais de 120 empresas aéreas, tudo ilustrado com 400 fotos de ótima qualidade, a maior parte delas ainda inéditas.

Solange Galante lançará o livro “A Ás”, que conta a história fictícia de uma pioneira chamada Sônia, primeira mulher a chegar a piloto de Linha Aérea no Brasil. Muitos leitores irão se reconhecer na história, seja admirando aeronaves no aeroporto, enfrentando a primeira viagem de avião, ou ficando surpresos em shows aéreos.

Esta quarta edição do Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação também contará com a participação do comandante Gúnar Armin Halboth e do estudante André Lefévre Goldenstein, que vão falar sobre o projeto da Aeronave Anequim. O avião atingiu 521 km/h e bateu cinco recordes mundiais de velocidade em sua categoria.

Gúnar é piloto de linha aérea e de acrobacias aéreas com três títulos nacionais. André integrou a equipe que desenvolveu o avião no Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), sob coordenação do professor Paulo Iscold.

Homenagem

 
Ao promover este evento, a APVE tem como principais objetivos incentivar a preservação da história da aviação brasileira, promover a cultura aeroespacial e homenagear escritores, jornalistas e personalidades que contribuem com o setor.

Este ano, os homenageados serão o engenheiro Ernesto Klotzel, decano dos jornalistas de aviação brasileiros; o publisher Carlos Lorch, fundador da Revista Força Aérea, publicação que está celebrando 20 anos no mercado; o Major-Brigadeiro do Ar Hugo de Oliveira Piva, pioneiro do programa espacial brasileiro, responsável, a partir de 1968, por nortear o desenvolvimento de foguetes de sondagem e de lançamento de satélites no Centro Técnico da Aeronáutica, e o Tenente-Brigadeiro do Ar Nelson de Souza Taveira, que ao longo de sua carreira na Força Aérea Brasileira teve papel relevante nas atividades de ensaios em voo e no desenvolvimento da indústria aeronáutica nacional. O comandante Luiz Carlos Rodrigues será homenageado pela ANAC por sua contribuição como piloto de ensaios em voo, por mais de 10 anos, na Agência Nacional de Aviação Civil.

SERVIÇO

O que: IV Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação
Quando: De 12 a 13 de agosto
Onde: Na APVE, à Alameda Cândido Marciano Leite, 88 – V. Betânia, São José dos Campos (SP)
Inscrições: No site http://culturaaeroespacial.com.br
Entrada: Franca
Informações para o público: (12) 3925-5200, secretaria da APVE ou no site
Informações para a imprensa:
Neide Pereira Pinto (diretora cultural da APVE): (12) 3322-9114 | 98191-5888 ou neide@somoseditora.com.br
Tânia Campelo (assessoria de imprensa): (12) 98177-8833 ou tania@codigo12.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul