Mudança valerá a partir de novembro desse ano
Agência CNT de Notícias
Os controladores de tráfego aéreo do Cindacta I (Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) estão na fase final de capacitação para o início das operações simultâneas em duas pistas do Aeroporto de Brasília. A mudança começará em novembro desse ano e aumentará a capacidade de pousos e decolagens por hora de 60 para 80. Esse é o primeiro aeroporto da América do Sul a receber autorização para esse tipo de operação.
Para gerenciar as chamadas operações paralelas simultâneas independentes, os controladores de tráfego aéreo são submetidos a um treinamento com a utilização de simuladores. A tecnologia é capaz de simular, o mais próximo da realidade, as condições que os profissionais terão de gerenciar.
“No treinamento, nós colocamos para os controladores as situações mais extremas como, por exemplo, meteorologia desfavorável e dois aviões arremetendo ao mesmo tempo e retornando para fazer novos procedimentos de pouso”, explica o comandante do Cindacta I, brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior. A preparação é feita no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos, interior de São Paulo.
Ele explica que, mesmo com o aumento do tráfego aéreo, a segurança estará garantida. “Essas mudanças só são autorizadas quando temos a garantia de que é seguro”, explica o oficia-general.
As duas pistas do aeroporto de Brasília têm, entre si, distância de 1,8 quilômetro, 50% mais que o mínimo recomendado pela OACI (organização da Aviação Civil Internacional) para autorizar mais de um pouso e decolagem simultaneamente.