Em 2014 foi registrado um aumento de 28% de passageiros. Prefeita Rosinha foi recebida pelo Ministro da Aviação José Padilha.
G1
O processo de municipalização do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, foi debatido nesta semana durante uma reunião realizada na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Durante a audiência, que contou com a prefeita Rosinha Garotinho e o Ministro da Aviação Eliseu Padilha, foi discutida a adequação do cronograma das etapas da municipalização do aeroporto. Também foram protocolados na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), documentos como a minuta do edital de contrato, a análise de viabilidade financeira, e o estudo prévio de impacto ambiental do empreendimento.
De acordo com dados da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o Aeroporto Bartolomeu Lisandro registrou crescimento no número de passageiros e aumento no número de voos e rotas durante o último ano. O levantamento aponta que, de janeiro a outubro de 2014, foram registrados 140.180 passageiros, o que representa um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2013. Estes dados incluem voos da empresa Azul, voos particulares e transporte de trabalhadores da Bacia de Campos.
“Campos e região vivem um momento de pleno desenvolvimento e, cada vez mais, as pessoas estão buscando transporte aéreo. Cresce na nossa cidade o turismo de negócio e, com isso, aumenta o número de pessoas que saem do Rio para Campos e vice versa, com necessidade de chegarem rápido para cumprimento de compromissos durante o horário comercial”, destacou a prefeita.
Dois fatores teriam contribuído, segundo a Infraero, para o aumento do movimento no aeroporto: entrada em operação da aeronave ATR-72, substituindo a ATR-42, em novembro do ano passado, e o início dos voos para Campinas (SP), entre setembro e outubro deste ano e, agora em 2015 com voos para São Paulo. Na última semana a Azul trocou novamente a aeronave. Atualmente Campos conta com aeronave maior e mais moderna, o ATR 72-500.
O presidente da Codemca, Wainer Teixeira, que também participou da audiência, explicou por que foi necessária a readequação do cronograma. “Nosso projeto para o Aeroporto foi contemplado com recursos federais e, por isso, os estudos para reestruturação do aeroporto realizados pela Concremat, empresa especializada que venceu a licitação para realizar os levantamentos nos aeroportos do Brasil tiveram que ser readequados. Para viabilizar os recursos, é necessário a participação de um ente público e desta forma a Codemca tem participação de 3% no projeto, e dessa forma o município será contemplado com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Anac)”, disse Wainer.
Segundo Wainer um dos itens a ser adequado é o modelo de aeronaves que opera no aeroporto, que passou do ATR 42 para o ATR72-500, uma aeronave melhor, mais confortável e com maior capacidade de carga.
Atualmente o aeroporto conta com voos regulares da empresa Azul para o Rio de Janeiro e São Paulo, além de também ser usado para transporte de trabalhadores para as plataformas da Bacia de Campos.
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