Pais pagaram taxa de R$ 100 para que filha fosse acompanhada.
Criança encontraria avós na Paraíba e avisou perda do voo pelo celular.
Do G1 São Paulo
Uma menina de sete anos perdeu um voo no aeroporto de Guarulhos no domingo (19) após um funcionário terceirizado da companhia aérea TAM deixar a criança sozinha no portão de embarque errado, segundo a família. A TAM admitiu que houve uma falha no processo de embarque, mas nega que a passageira ficou desassistida (veja abaixo a nota da TAM).
Cartão de embarque da menina deixada neste domingo (19) (Foto: Carolina Petter/Arquivo Pessoal)
A voo tinha como destino a cidade de João Pessoa (PB), onde a garota se encontraria com os avós. Os pais da menina, o casal Carolina Petter e Felipe Caselli, contaram ao G1 que deixaram a filha no aeroporto na manhã de domingo. Após o check-in, eles pagaram R$ 100 para que ela fosse acompanhada.
Um funcionário da TAM, que também faria o auxílio de uma senhora e uma pessoa com deficiência, passou a acompanhar a criança perto das 11h20, segundo o casal. O voo estava marcado para às 11h55. Carolina contou que ficou nervosa ao ver o funcionário questionar a criança se ela iria para Salvador. A mãe respondeu que era para João Pessoa e decidiu permanecer no aeroporto para se certificar de que a filha tinha embarcado.
Já no horário do voo, uma atendente relatou aos pais ter visto no sistema que a criança já estava dentro do avião. A mãe resolveu, no entanto, mandar uma mensagem por celular para se certificar de que estava tudo certo com a filha, mas achava que não receberia resposta porque a criança já estaria dentro da aeronave. A menina respondeu: "estou esperando o moço voltar".
Depois, ao perceber que havia perdido o voo e estava sozinha, a menina começou a chorar na sala de embarque. Por telefone, o pai precisou instruí-la a pedir informações para chegar ao check-in da TAM. Uma outra atendente ainda quis oferecer uma opção de voo com escala no Rio de Janeiro. Nervosa, a família rejeitou a opção.
"Fazia um mês que eu estava falando que iria dar tudo certo para minha filha: que um atendente iria cuidar dela, que ela não precisava ter medo. No final nada deu certo", disse a mãe, Carolina Petter. Segundo ela, a família estuda entrar com uma ação contra a empresa aérea.
A criança deve embarcar para a capital paraibana nesta segunda-feira (20). O avô da garota resolveu pagar uma passagem do próprio bolso para ir buscá-la em São Paulo.
Veja abaixo a nota da TAM:
A TAM esclarece que em relação ao tema da menor desacompanhada, com voo programado para o domingo 19/7 (JJ 3356 – Guarulhos/São Paulo – João Pessoa), houve uma falha no processo de embarque da menor, ocasionando a perda do voo.
No entanto, a companhia reforça que a menor não deixou de ser assistida por um funcionário da TAM. A TAM está em contato com a família para manifestar sua solidariedade e prestar qualquer assistência necessária.