Pular para o conteúdo principal

Avião agrícola movido a etanol completa 10 anos

Ipanema foi o primeiro a sair de fábrica certificado para voar com o biocombustível


Redação Globo Rural

O avião agrícola Ipanema (EMB 202A), movido a etanol, completa no próximo domingo (19/10) dez anos de certificação. A aeronave foi a primeira de série – e ainda é a única - no mundo a sair de fábrica certificada para voar com o biocombustível.




De acordo com a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), que comercializa o avião, o etanol reduziu não só o impacto ambiental como também os custos de operação e manutenção e melhorou o desempenho geral da aeronave. 


“Eficiente e com menor custo, o etanol foi uma alternativa que agradou aos clientes – muitos dos quais possuem eles mesmos lavouras de cana”, diz Fábio Bertoldi Carretto, Gerente Comercial da Embraer para o Ipanema. Atualmente, 40% da frota do Ipanema em operação é movida a etanol.

A aeronave é utilizada principalmente na pulverização de fertilizantes e defensivos agrícolas, mas também pode ser usado para espalhar sementes, no combate primário a incêndios, vetores e larvas. Segundo a Embraer, as principais culturas que utilizam o Ipanema são: algodão, arroz, cana-de-açúcar, citrus, eucalipto, milho, soja e café.

Além de comercializar o avião, a Embraer também vende kits de conversão para aviões movidos a gasolina de aviação poderem voar com o etanol. Até 2014, a empresa já comercializou 269 aeronaves e 205 kits do gênero.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Avião cai e mata dois

A queda de um bimotor que fazia a rota Teresina-Recife, com dez pessoas a bordo, provocou pânico em San Martin. Oito passageiros ficaram feridas


Um avião bimotor, modelo King Air B200, que retornava de Teresina, no Piauí, com dez pessoas a bordo, a maioria empresários pernambucanos, caiu às 11h15 de ontem, no bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife, e por pouco não provocou um dos maiores acidentes aéreos da história de Pernambuco. O piloto morreu na hora e um dos passageiros, a caminho do hospital. As outras oito pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave. O número de mortos e feridos, entretanto, não foi maior graças à habilidade do piloto. Os 25 anos de experiência permitiram que salvasse diversas famílias que passavam o domingo em casa, nas estreitas ruas do bairro, com 23 mil habitantes.

Sete casas foram atingidas, mas havia moradores em apenas duas delas. Uma dona de casa sofreu arranhões leves. O piloto Eurico Pedrosa Neto, 47 anos, que quebrou o pescoço no acidente…

Avião colide com ave em pleno voo e assusta passageiros (vídeo)

Com a colisão, o vidro do pára-brisas da aeronave ficou destruído, deixando o co-piloto com ferimentos leves
O Dia

Fortaleza - Um avião de pequeno porte que fazia a rota entre Fortaleza e Teresina, no último domingo, colidiu com uma ave durante o voo. Com a colisão, o vidro do para-brisa da aeronave ficou destruído, deixando o copiloto com alguns ferimentos leves no rosto.

Vidro do para-brisa de avião quebrou ao bater em ave
De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico (Cenipa), a aeronave manteve a rota e pousou com segurança no destino.


Destroços de avião desaparecido há uma semana são localizados

Em Valença, no estado do Rio de Janeiro, foram encontrados os destroços do avião que estava desaparecido desde o dia 30 de janeiro. Os corpos de um empresário e de sua família também foram vistos.