Mais um aeroporto em São Paulo

ABETAR

SÃO PAULO - O ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, anuncia nesta terça-feira a autorização para a construção e exploração de um aeroporto executivo da incorporadora JHSF, em São Roque (SP), a 60 quilômetros da capital. A informação foi antecipada pela colunista Sonia Racy em seu blog.

"Fizemos a análise do espaço aéreo, a análise de mercado e vamos autorizar", disse o ministro ao Estado. "Agora, depois dessa autorização, eles podem tocar o obra, aprovar seu projeto na prefeitura, no governo do Estado e tratar das questões ambientais."
Moreira Franco diz que novas autorizações devem ocorrer em breve. "É o segundo da turma privada. E vamos ampliar", afirmou. Há outros dois pedidos em análise na SAC. O primeiro aeroporto privado do País, o Aeródromo Privado Rodoanel, recebeu sinal verde em meados de julho. Será operado pela Harpia Logística, em Parelheiros, em São Paulo.

Em documento enviado à SAC, em novembro de 2011, a JHSF pede a autorização para construir, em uma área de 2 milhões de km², um aeródromo para 200 mil pousos e decolagens por ano. O empreendimento, batizado de Catarina, terá duas pistas - de 2 km e de 2,47 km.

Também contará com área residencial, campo de golfe, outlet, centro empresarial, centro de convenções e hotéis. O aeroporto servirá à aviação geral e, eventualmente, à aviação regional regular e cargas para importação e exportação. Contará, segundo o documento, com centros de manutenção e hangaragem de aeronaves e helicópteros usados pela aviação executiva.

A pedido da JHSF, o aeroporto deve ser internacional para que o modelo de negócios de aviação executiva seja viável e sustentável.
A empresa afirmou à SAC que o aeroporto servirá, ainda, como um ponto "drop-and-go" para a Copa de 2014 e para a Olimpíada de 2016 no Brasil, podendo ter seus pátios utilizados como aeroporto de estacionamento de aeronaves visitantes, já que está a 75 minutos de voo de sete das 12 cidades-sede da Copa 2014.
fonte: O Estado de S Paulo


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Avião de pequeno porte cai no mar em Paraty, na Costa Verde do Rio

American Airlines não leva brasileiros para réveillon em Nova Iorque

4 ficam feridos em pouso brusco de helicóptero na plataforma da Petrobrás