ANDERSON FIGO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DE SP
As ações preferenciais (mais negociadas e sem direito a voto) da Gol registram alta de mais de 2% nesta sexta-feira (8), após a companhia aérea ter divulgado o alinhamento na gestão de seu programa de relacionamento Smiles com o SkyMiles, da Delta Air Lines.
Às 11h51, a alta do papel era de 2,45%, cotado a R$ 14,60. No mesmo horário, o Ibovespa -- principal índice de ações da Bolsa brasileira -- subia 0,32%, aos 58.560 pontos.
De acordo com a Gol, esta parceria entre os dois programas vai oferecer aos clientes frequentes benefícios exclusivos nos aeroportos e durante os voos. "A intenção é oferecer a cada dia mais e melhores benefícios aos clientes frequentes", afirma Flávio Vargas, diretor do programa Smiles, em nota. "Outras novidades e serviços especiais estão em andamento e, em breve, serão lançadas", completa.
NOVO IPO?
Além da parceria anunciada mais cedo, o movimento dos papéis da Gol reflete também a perspectiva de que a oferta de ações do Smiles deve ser divulgada em breve. O assunto vai ser discutido nesta tarde, na reunião do conselho de administração da empresa.
Em dezembro do ano passado, a companhia aérea segregou as atividades do programa de milhagens Smiles em uma subsidiária dedicada exclusivamente ao negócio. O programa estava abrigado sobre a controlada VRG Linhas Aéreas, que concentra também o negócio de viagens aéreas da companhia.
A segregação foi o primeiro passo para a oferta inicial de ações do Smiles. A Gol já havia divulgado desde meados de 2012 seus planos de abrir o capital do programa de relacionamento, aos moldes do que a concorrente TAM fez com seu programa de milhagens, que deu origem à Multiplus, hoje listada em Bolsa.