DA REUTERS
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) deu parecer positivo para a fusão entre as companhias aéreas TAM e a chilena LAN, mas ainda não está claro se o órgão regulador brasileiro aprovou o negócio sem ressalvas. A diretoria da Anac analisou o assunto em reunião na terça-feira.
"Tomamos conhecimento do resultado positivo da reunião, porém até o presente momento, a companhia [TAM] não foi formalmente notificada sobre o teor da decisão, o que deverá ocorrer em breve", informou a empresa brasileira em fato relevante nesta quarta-feira.
A assessoria de imprensa da Anac confirmou que a diretoria da agência reguladora deu anuência prévia à união de TAM e LAN, mas ainda não tinha detalhes do relatório completo com a decisão.
No final de janeiro, o tribunal de proteção à concorrência do Chile paralisou o processo de união entre as duas companhias aéreas para conduzir uma investigação sobre os efeitos do negócio sobre os consumidores.
TAM e LAN anunciaram em agosto passado acordo de troca de ações para criação da Latam Airlines, maior companhia aérea da América Latina.
Pelos termos do acordo firmado em 2010, a família Amaro -- controladora da TAM -- terá cerca de 13,5% da Latam, mas seguirá com 80% das ações com direito a voto na TAM Linhas Aéreas, que será uma subsidiária de capital fechado da holding. A família Cueto, atual acionista majoritária da LAN, ficará com ao cerca de 24% da Latam.
Está previsto um acordo de acionistas no bloco de controle determinando igual poder de voto para as duas partes.