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Phenom 300 é certificado para utilizar tecnologia de visão sintética

JetSite

A Embraer anuciou que o seu jato executivo da categoria light, Phenom 300, foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Federal Aviation Administration (FAA) e European Aviation Safety Agency (EASA) para uso da tecnologia de visao sintética da Garmin (Synthetic Vision Technology ou SVT). É a primeira vez que um jato executivo da categoria light oferece este tipo de funcionalidade no cockpit.

A tecnologia permite a geração de imagens topográficas a partir de informações fornecidas pelo sistema de alerta de colisão da aeronave. Por meio de uma sofisticada modelagem gráfica é criada uma simulação tridimensional colorida do solo, da água, obstáculos, aeroportos e tráfego aéreo que replica o que os pilotos veriam a sua frente à luz do dia ou em condições de tempo favoráveis.

"A Embraer se esforça ao máximo para oferecer soluções diferenciadas a seus clientes e o Phenom 300 é o único jato da categoria light com a tecnologia SVT", disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. "Esta tecnologia fornece um excelente alerta situacional, mesmo em condições de vôo com visibilidade reduzida, guiando de forma segura pilotos em regiões montanhosas."

Com imagens coloridas do relevo, que mostram nitidamente as áreas que representam maiores ou menores riscos de colisão por meio de tonalidades que variam do âmbar ao vermelho, torres ou outros obstáculos que possam interferir na rota de voo são destacados com cores diferentes e mostrados com a simbologia apropriada. A SVT funciona em conjunto com o sistema de prevenção de colisões aéreas (Traffic Collision Avoidance System - TCAS) e o serviço de informações de tráfego aéreo (Traffic Information Service - TIS) para representar outras aeronaves em perspectiva tridimensional e fornecer dados em tempo real sobre a sua proximidade. Utilizando a simbologia própria do TCAS, a SVT apresenta os objetos mais próximos em maior tamanho, facilitando a visualização e a identificação dos riscos associados ao tráfego aéreo.

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