Hot Posts

6/recent/ticker-posts

'Puxadinhos', uma solução para o caos

Módulos que ampliaram o aeroporto de Florianópolis passam no primeiro teste

Juraci Perboni - O Globo

Aguardando há mais de dez anos que o projeto do novo Aeroporto Hercílio Luz saia da gaveta, Florianópolis, que não vai sediar jogos do Mundial, foi a primeira cidade a receber os Módulos Operacionais (MOPs), estruturas pré-fabricadas que funcionam como anexos nos aeroportos e chamadas de puxadinhos - aumentando seu espaço. O sistema é apontado pelo governo como solução para o atraso em obras das cidades-sedes da Copa de 2014.

Segundo a Infraero, há no aeroporto de Florianópolis três MOPs ampliando as áreas de desembarque doméstico e internacional e um maior que dobrou o tamanho das salas de embarque nacional e internacional. O Centro de Operações Aeroportuárias também teve expansão usando o mesmo sistema. O investimento foi de R$2,8 milhões.

- O tamanho total da ampliação nas áreas utilizadas pelos passageiros foi de mil metros quadrados. O Hercílio Luz tinha capacidade de atender a 980 mil usuários por ano e passou a 1,1 milhão. E, em 2009, atendemos 2,1 milhões de passageiros- informou fonte da empresa em Florianópolis.

A princípio, a Infraero planejara uma ampliação provisória para o verão de 2008/2009. Houve a instalação de uma estrutura de 300 metros quadrados, onde passou a funcionar a sala de embarque.

Com o resultado da experiência, que, segundo a estatal, trouxe mais conforto aos passageiros, foi planejado instalar os MOPs no final de 2009. A montagem acabou acontecendo antes, por causa do encontro de empresários de turismo realizado em maio, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Postar um comentário

0 Comentários