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No Galeão, só mais uma maquiagem. E até 2025

Jorge Luiz Rodrigues - O Globo

Longe de vir a ser um aeroporto moderno como se esperaria da cidade que vai sediar os eventos mais importantes da Copa, o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão está passando por mais uma maquiagem. O governo Lula se arrasta há cinco anos num debate ideológico que impediu a concessão dos terminais à iniciativa privada, como defendia o governador Sérgio Cabral, de forma que a recauchutagem está sendo tocada mesmo pela Infraero desde março de 2008 visando a um aumento da capacidade de operação do aeroporto, num projeto que vai até 2025.

- Vamos aumentar a capacidade do aeroporto de 15 milhões para 20 milhões de passageiros por ano até 2014, e para 40 milhões até 2025. Isso faz parte de um cronograma preestabelecido, que também leva em conta o aumento de fluxo que a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 vão representar - tenta tranquilizar André Luiz de Barros, superintendente do aeroporto.

Planos de receber o A-380

Até agora, os setores A, B e C do Terminal 1 foram reformados, bem como duas das pistas de pouso e decolagem - tudo bem distante de um aeroporto de nível internacional. Também foram trocados dez dos 60 elevadores deste terminal. A previsão é de que, até o final de 2011, a outra metade do Terminal 2 será inaugurada, ampliando de 48 para 112 o número de postos de check in para os passageiros. Também está prevista a reforma de todos os banheiros do local e a adequação do sistema do aeroporto para a operação do Airbus A-380, o maior avião comercial de passageiros.

O custo da ampliação e da reforma do Terminal 2 é de R$280 milhões e o de revitalização do Terminal 1, de R$40 milhões. A reforma total deste terminal custará R$310 milhões e prevê a reformulação das áreas comerciais e a atualização tecnológica dos sistemas de operação.

Na parte externa, haverá ainda obras de complementação do edifício-garagem do Terminal 2 e de construção de um edifício-garagem para o Terminal 1, o que totalizará 8.300 vagas.

- Hoje em dia, temos 70% das obras nas áreas restritas do aeroporto e 60% das que são nas áreas públicas concluídas. Até 2014, estaremos funcionando com maior capacidade e conforto - acrescenta o superintendente.

Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens local, a Abav-RJ, Luiz Strauss de Campos acompanhou uma visita promovida pela Comissão de Turismo da Câmara Federal em parceria com a Abav nacional ao aeroporto, no início do ano. Compreensivo diante da perspectiva de obras em andamento durante a Copa de 2014 ("Isso é normal, está acontecendo na África do Sul e aconteceu em outras Copas"), ele cobra maior atenção ao conforto dos passageiros: - Acho que ainda carecemos de sofisticação neste aeroporto, que é um dos maiores do país. É importante oferecer uma área de lazer, por exemplo, até com cinema.

Guarulhos retomou intervenções em maio

SÃO PAULO. Segundo a Infraero, desde maio foram retomadas as intervenções no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando firmou Termo de Cooperação com o Exército Brasileiro. A obra prevê revitalização do sistema de pista. O orçamento é de R$43,7 milhões, mas não contempla a reforma total (de R$232,5 milhões). Esse restante está sendo discutido na Justiça entre a Infraero e o consórcio, que rescindiu o contrato ao contestar a repactuação de preços proposta pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Outras intervenções estão em estágio de elaboração de projeto ou licitação (e dentro do cronograma, segundo a Infraero). Os Módulos Operacionais Provisórios, ou MOPs (estruturas préfabricadas, apelidadas de puxadinho), serão uma alternativa, já que o terceiro terminal de passageiros de Guarulhos não ficará pronto - está em licitação internacional. Somente uma fase está prevista para novembro de 2013.

O objetivo é aumentar a capacidade, de 24 milhões de passageiros/ano para 35 milhões até 2014. O investimento total será de R$952 milhões.

Depois de Guarulhos, o aeroporto de Campinas terá o maior investimento: R$576 milhões. As obras estão em fase de obtenção de licenciamento ambiental (novo terminal) ou em análise de projeto (módulo operacional).

Já para o Aeroporto de Congonhas, a Infraero não programou investimentos visando à Copa.

Ainda assim, está construindo uma nova Torre de Controle (prevista para abril de 2011). E o terminal de passageiros será ampliado para atender a cerca de 17,5 milhões passageiros/ano (o movimento atual é de 17,1 milhões).

Investimento de R$1,55 bi

Ainda em julho começa o recapeamento da pista principal do aeroporto de São José dos Campos, que será repaginado - entre as mudanças estão a modernização do terminal de cargas e um novo centro de manutenção do aeroporto. Segundo a Infraero, o investimento em São Paulo até 2014 será de R$1,55 bilhão.

- Preocupa, pois o crescimento de passageiros é alto. Este ano, tivemos aumento de 20% no Brasil. E nossa previsão era de 8,5% em 2010 todo. Estamos sempre correndo atrás do prejuízo. Mas, se o cronograma for mantido, não faremos feio na Copa - diz Ronaldo Jenkins, diretor do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias. O Ministério da Defesa, no entanto, prevê aumento de 6,3% ao ano, entre 2009 e 2014. E 10% durante a Copa.

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