Pular para o conteúdo principal

No Galeão, só mais uma maquiagem. E até 2025

Jorge Luiz Rodrigues - O Globo

Longe de vir a ser um aeroporto moderno como se esperaria da cidade que vai sediar os eventos mais importantes da Copa, o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão está passando por mais uma maquiagem. O governo Lula se arrasta há cinco anos num debate ideológico que impediu a concessão dos terminais à iniciativa privada, como defendia o governador Sérgio Cabral, de forma que a recauchutagem está sendo tocada mesmo pela Infraero desde março de 2008 visando a um aumento da capacidade de operação do aeroporto, num projeto que vai até 2025.

- Vamos aumentar a capacidade do aeroporto de 15 milhões para 20 milhões de passageiros por ano até 2014, e para 40 milhões até 2025. Isso faz parte de um cronograma preestabelecido, que também leva em conta o aumento de fluxo que a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 vão representar - tenta tranquilizar André Luiz de Barros, superintendente do aeroporto.

Planos de receber o A-380

Até agora, os setores A, B e C do Terminal 1 foram reformados, bem como duas das pistas de pouso e decolagem - tudo bem distante de um aeroporto de nível internacional. Também foram trocados dez dos 60 elevadores deste terminal. A previsão é de que, até o final de 2011, a outra metade do Terminal 2 será inaugurada, ampliando de 48 para 112 o número de postos de check in para os passageiros. Também está prevista a reforma de todos os banheiros do local e a adequação do sistema do aeroporto para a operação do Airbus A-380, o maior avião comercial de passageiros.

O custo da ampliação e da reforma do Terminal 2 é de R$280 milhões e o de revitalização do Terminal 1, de R$40 milhões. A reforma total deste terminal custará R$310 milhões e prevê a reformulação das áreas comerciais e a atualização tecnológica dos sistemas de operação.

Na parte externa, haverá ainda obras de complementação do edifício-garagem do Terminal 2 e de construção de um edifício-garagem para o Terminal 1, o que totalizará 8.300 vagas.

- Hoje em dia, temos 70% das obras nas áreas restritas do aeroporto e 60% das que são nas áreas públicas concluídas. Até 2014, estaremos funcionando com maior capacidade e conforto - acrescenta o superintendente.

Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens local, a Abav-RJ, Luiz Strauss de Campos acompanhou uma visita promovida pela Comissão de Turismo da Câmara Federal em parceria com a Abav nacional ao aeroporto, no início do ano. Compreensivo diante da perspectiva de obras em andamento durante a Copa de 2014 ("Isso é normal, está acontecendo na África do Sul e aconteceu em outras Copas"), ele cobra maior atenção ao conforto dos passageiros: - Acho que ainda carecemos de sofisticação neste aeroporto, que é um dos maiores do país. É importante oferecer uma área de lazer, por exemplo, até com cinema.

Guarulhos retomou intervenções em maio

SÃO PAULO. Segundo a Infraero, desde maio foram retomadas as intervenções no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando firmou Termo de Cooperação com o Exército Brasileiro. A obra prevê revitalização do sistema de pista. O orçamento é de R$43,7 milhões, mas não contempla a reforma total (de R$232,5 milhões). Esse restante está sendo discutido na Justiça entre a Infraero e o consórcio, que rescindiu o contrato ao contestar a repactuação de preços proposta pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Outras intervenções estão em estágio de elaboração de projeto ou licitação (e dentro do cronograma, segundo a Infraero). Os Módulos Operacionais Provisórios, ou MOPs (estruturas préfabricadas, apelidadas de puxadinho), serão uma alternativa, já que o terceiro terminal de passageiros de Guarulhos não ficará pronto - está em licitação internacional. Somente uma fase está prevista para novembro de 2013.

O objetivo é aumentar a capacidade, de 24 milhões de passageiros/ano para 35 milhões até 2014. O investimento total será de R$952 milhões.

Depois de Guarulhos, o aeroporto de Campinas terá o maior investimento: R$576 milhões. As obras estão em fase de obtenção de licenciamento ambiental (novo terminal) ou em análise de projeto (módulo operacional).

Já para o Aeroporto de Congonhas, a Infraero não programou investimentos visando à Copa.

Ainda assim, está construindo uma nova Torre de Controle (prevista para abril de 2011). E o terminal de passageiros será ampliado para atender a cerca de 17,5 milhões passageiros/ano (o movimento atual é de 17,1 milhões).

Investimento de R$1,55 bi

Ainda em julho começa o recapeamento da pista principal do aeroporto de São José dos Campos, que será repaginado - entre as mudanças estão a modernização do terminal de cargas e um novo centro de manutenção do aeroporto. Segundo a Infraero, o investimento em São Paulo até 2014 será de R$1,55 bilhão.

- Preocupa, pois o crescimento de passageiros é alto. Este ano, tivemos aumento de 20% no Brasil. E nossa previsão era de 8,5% em 2010 todo. Estamos sempre correndo atrás do prejuízo. Mas, se o cronograma for mantido, não faremos feio na Copa - diz Ronaldo Jenkins, diretor do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias. O Ministério da Defesa, no entanto, prevê aumento de 6,3% ao ano, entre 2009 e 2014. E 10% durante a Copa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul