Pular para o conteúdo principal

TAP retoma voos diários para Recife

Giovanni Sandes - Jornal do Commercio

A companhia aérea portuguesa TAP retomará, a partir do próximo dia 11 de junho, a operação diária, de domingo a domingo, do seu voo Recife-Lisboa. Em agosto do ano passado, depois de sofrer com uma forte alta do preço dos combustíveis, segundo comunicado da época, a empresa anunciou a redução do número de ligações entre Pernambuco e Portugal de sete para seis frequências (quantidades semanais de voos). A mudança foi implementada, de fato, desde outubro de 2008.

A informação sobre a retomada dos voos diários foi antecipada pelo secretário de Turismo, Paulo Câmara, e confirmada pela TAP.

A companhia aérea ainda informou os preços das passagens, que, na classe turística, partem de US$ 999, sendo que, na classe executiva, começam em R$ 2.998. Nos dois casos, contudo, é bom atentar para a necessidade de pagamento ainda da taxa de embarque, habitualmente calculada à parte no setor.

No comunicado da época em que informou sobre a retirada de um de seus voos semanais para o Recife vindos de Lisboa, a TAP também avisou sobre reduções de uma frequência, conectando a capital portuguesa a Nova Iorque, Caracas e Natal, além de duas ligações semanais a menos com o Rio de Janeiro. A empresa havia apresentado um resultado financeiro parcial daquele ano, como "o pior dos últimos anos", um saldo negativo líquido de 136 milhões. No total, 2008 representou uma queda de 209 milhões. Ano passado, no entanto, a companhia fechou com um saldo de 57 milhões, acima até do lucro líquido de 54 milhões registrado em 2007.

CONCORRENTES

Depois do ápice da crise global econômica, a turbulência que atingiu o setor aéreo chegou com mais força ao Recife no segundo semestre do ano passado. Como resultado, duas companhias que faziam voos internacionais a partir da capital simplesmente deixaram de voar entre Pernambuco e o exterior. A TAM cancelou o voo Recife-Paris desde 13 de julho de 2009. A Delta Airlines, americana que voava entre Recife e Atlanta, anunciou em junho que faria paradas temporárias entre Pernambuco e os Estados Unidos em parte de agosto e de outubro do ano passado. Mas, depois, anunciou o cancelamento, de fato, do Recife-Atlanta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul