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Defeito em dois aviões irrita passageiros

Voo para Miami tem atraso de 48 horas; Reginaldo Faria passa mal esperando decolagem para Porto Alegre

Cláudio Motta - O Globo

Cancelamento de reunião de negócios, atraso na viagem de lua de mel, perda de diárias pagas em hotéis e locadoras de automóveis, calor e falta de informações foram as principais reclamações de passageiros que tiveram o voo ( 904 da American Airlines, do Rio para Miami) cancelado por dois dias consecutivos, segundafeira e anteontem, por problemas técnicos. O avião finalmente seguiu para Miami ontem à noite.

Anteontem, outra aeronave também apresentou defeito no Aeroporto Internacional Tom Jobim: um vôo da Gol com destino a Porto Alegre. Os passageiros tiveram que esperar embarcados, com as portas fechadas e sem ar-condicionado, como noticiou ontem a coluna Gente Boa. Alguns chegaram a passar mal, como o ator Reginaldo Faria.

O voo para Miami chegou a decolar na segunda-feira mas, cerca de meia hora depois, foi detectado um problema hidráulico. O piloto, por medida de segurança, retornou ao Tom Jobim. Segundo a Anac, a aeronave foi inspecionada e decidiu-se pelo cancelamento da viagem. Os passageiros tiveram que esperar cerca de duas horas até serem comunicados do adiamento. Além do atraso, quem precisou ficar em hotéis teve que ir até Teresópolis, já que a companhia alegara não haver disponibilidade de quartos no Rio.

Anteontem, depois de atrasos sucessivos na hora do embarque, os passageiros finalmente entraram no avião, que chegou a se movimentar para decolar, mas o voo foi novamente abortado por problemas técnicos. Dois cancelamentos consecutivos não estavam nos planos do advogado Tiago Azevedo, em lua de mel:

— O avião estava veloz quando freou. Mais uma vez o voo foi adiado. Perdi duas diárias: de hotel e de carro. Tenho cruzeiro marcado para o meio-dia de amanhã (hoje). É muita frustração, decepção e cansaço.

Com o atraso do voo, o veterinário Luiz Carlos da Silva Pereira perdeu oportunidades de negócios, já que ele viaja para participar de uma feira de produtos para animais:

— As pessoas estão perdendo compromissos. Uma criança que vai para Disney ficou chorando. Ver o sofrimento das pessoas é revoltante. Cada um tem uma história: susto, desgaste, prejuízo financeiro e emocional — reclamou.

Ator é atendido em ambulatório no Galeão

No voo para Porto Alegre, o ator Reginaldo Faria reclamou da forma como a Gol conduziu o problema, dizendo que os passageiros foram tratados como animais:

— Os passageiros ficaram trancados, revoltados, sem arcondicionado, no maior calor. Comecei a passar mal. Várias pessoas também, inclusive uma cadeirante. Queríamos oxigênio. Foi um tremendo descaso da empresa, desconsideração muito grande, como se fôssemos gado, cachorro, porco.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse estar acompanhando o caso. As empresas poderão ser autuadas e até multadas. Reclamações podem ser feitas nos principais aeroportos, pelo telefone. Já a Infraero informou que a responsabilidade pelos horários de embarque e desembarque são das companhias.

Para o subsecretário do Procon do Rio, José Fernandes, os passageiros têm que reclamar formalmente na Anac, procurar o órgão de defesa do consumidor e ainda ir à Justiça. Para isso, é importante guardar todos os documentos que comprovem as perdas:

— Está virando rotina. É um deboche das companhias aéreas. Não podemos aceitar mais isso — disse.

A American Airlines informou que ainda está apurando o que aconteceu para dar uma informação correta. Já a Gol explicou que a aeronave que faria o voo 1954 anteontem precisou passar por uma manutenção não programada. A companhia trocou o avião e os passageiros, que aguardaram no salão, foram direcionados para novo embarque. A Gol disse lamentar o desconforto provocado aos passageiros.

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