Mariana Barbosa

A TAM vai oferecer sistema de telefonia por celular a bordo de seus aviões a partir do segundo semestre do ano que vem. A empresa anunciou ontem que vai adotar o sistema desenvolvido pela OnAir, joint venture entre a Airbus e a Sita, empresa de tecnologia especializada em transporte aéreo. O sistema OnAir é o mesmo adotado pela Air France, primeira empresa aérea do mundo a oferecer serviço de telefonia móvel em aviões. Segundo a TAM, será possível usar celulares e smartphones para voz, mensagem de texto (SMS) e e-mails nas rotas da América do Sul.

A União Européia liberou o uso de celular em avião em abril, transformando a Europa na primeira região do mundo a autorizar a tecnologia. Os Estados Unidos mantêm a proibição de uso, com o argumento de que o celular interfere na operação aérea.

No Brasil, o uso de celular em aviões hoje é proibido, mas as autoridades reguladoras estão abertas a rever a legislação. A operação dependerá da aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No caso da Anac, será preciso rever o regulamento “RBHA 121”, que regulamenta a aviação comercial regular. Por esse regulamento, o uso de celulares só é permitido com a aeronave em solo e com as portas abertas.

Segundo a Anac, se o equipamento não interferir na segurança de vôo, não há nenhum empecilho para que ele não seja liberado. “Se não interferir na segurança, não há razão para a Anac proibir”, afirmou a agência, por meio de sua assessoria. Nesse momento, a Anac está justamente revisando todos os regulamentos do setor aéreo, que datam do tempo do antigo Departamento de Aviação Civil (DAC), antecessor da agência.

A reportagem procurou a Anatel, mas nenhum diretor ou técnico estava disponível para comentar a notícia.

Se o novo serviço for autorizado, a TAM deverá ser a primeira companhia aérea do continente americano a oferecer celular em seus aviões.

Com a nova tecnologia, a TAM se prepara para enfrentar a concorrência da Azul Linhas Aéreas, que promete oferecer televisão em tempo real em seus aviões. A Azul, do empresário David Neeleman, deve estrear no mercado doméstico em dezembro, enquanto o serviço de TV está previsto para o segundo semestre do ano que vem.

POLÊMICA

A Air France está implementando seu serviço de telefonia móvel em etapas, tomando o cuidado de colher a opinião dos passageiros. A empresa já introduziu o sistema de voz, mas está decidindo se oferecerá apenas serviços de transmissão de texto por celular ou também serviços de voz. Em abril, quando a empresa introduziu o serviço de voz, o custo da ligação em roaming a 39 mil pés era de 3 o minuto, cobrado na conta de celular do usuário.

A Lufthansa também pensou em oferecer o serviço, mas desistiu depois que os próprios passageiros manifestaram a insatisfação com possibilidade de serem incomodados com a conversa do vizinho.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads