Patrícia Nakamura

A Embraer definiu os nomes comerciais e os preços de tabela de seus novos modelos de jatos executivos, que entram em operação a partir de meados de 2012. O avião da categoria midlight recebeu o nome de Legacy 450 e custará US$ 15,2 milhões. Já o midsize foi batizado Legacy 500 e tem preço de tabela de US$ 18,4 milhões. O anúncio foi feito ontem durante a Ebace, feira de aviação executiva que acontece em Genebra, Suíça. Os novos jatos, dependendo da configuração, levam entre 12 e 15 passageiros.

Os novos jatos compõem a linha Legacy, que até hoje conta com apenas um modelo, o Legacy 600, um super midsize com capacidade para até 16 assentos e foi concebido a partir da plataforma do jato comercial ERJ 145.

De acordo com vice-presidente executivo de aviação executiva, Luís Carlos Affonso, os modelos 450 e 500 já registram pelo menos 100 cartas de intenção de compra. Os novos jatos Legacy têm plataforma inédita e seu desenvolvimento deverá exigir mais de US$ 1 bilhão, entre recursos próprios e parceiros de risco. Até agora, a Honeywell (turbinas) e Rockwell Collins (aviônicos) foram anunciados fornecedores dos novos aviões. Em entrevista recente, Affonso afirmou que a empresa busca parceiros para fornecer fuselagem, trens de pouso e outros itens.

Durante a Ebace, a Embraer anunciou a venda de 11 aeronaves executivas, totalizando US$ 117 milhões, se considerados os preços de tabela dos modelos. A empresa também obteve outras cinco opções de compra.

Os maiores pedidos vieram de companhias do oriente médio. A Asaig Aviation, do Kuwait, anunciou a compra de um Phenom 100 (cerca de US$ 3 milhões) e de um Phenom 300 (US$ 6,65 milhões), além de opções de um Legacy 500 e um Legacy 450. Já a SS Lootah, de Dubai, e o Sheik Ahmed Al Hamad compraram, cada um, um modelo Legacy 600. O preço de tabela do modelo é de cerca de US$ 25 milhões.

Ainda durante a feira, a finlandesa Finnish Aviation Academy anunciou a compra de um modelo Phenom 100 (cerca de US$ 3 milhões). A VLJ Consultancy, do Reino Unido, também adquiriu um exemplar do modelo. A companhia regional Linxair, da Eslovênia, também fez a reserva para um Legacy 600. A americana Executive Airshare (empresa de propriedade fracionada) encomendou quatro Phenom 300 e outras duas opções do modelo.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads