Pular para o conteúdo principal

Antes armas secretas da URSS, ecranoplanos terão modelo para passageiros

Aviões projetados para voar a poucos metros de altura sobre superfície plana, já causaram terror na Guerra Fria. Em breve, porém, serão relançados para fins civis.


Boris Egorov | Russia Beyond

O ecranoplano é um veículo projetado para voar a poucos metros de altura sobre superfícies planas, geralmente aquática ou desértica. A interação aerodinâmica entre as asas do avião e a superfície cria um fenômeno conhecido como “efeito solo”.


O ecranoplano Chaika-2 (Gaivota) estará pronto entre 2019 e 2020. | Marina Lystseva / TASS

Os líderes soviéticos acompanhavam de perto o desenvolvimento desses veículos. A ideia era que se tornassem um artifício fundamental no caso de guerras futuras.

Devido à altura de voo, os ecranoplanos são invisíveis a radares e hidrolocalizadores. Ao voar sobre a superfície da água, evitam ainda o perigo das minas navais.

Há, porém, desvantagens graves. A maioria desses modelos não é capaz de sobrevoar superfícies irregulares. Sua baixa manobrabilidade, estrutura leve e ausência de sistemas antiaéreos também os tornam vulneráveis aos caças inimigos.

O apelido “Monstro do Mar Cáspio” combina perfeitamente com o ecranoplano experimental construído em 1966. Com 92 metros de comprimento e uma envergadura de 77,6 metros, foi a maior máquina voadora até o An-225 Mriya ser lançado em 1988.



“Monstro do Mar Cáspio” | www.navy.su

Durante 15 anos, esse “monstro” passou por uma série de testes antes de colidir em 1980. Em vez de ser reduzido, porém, o projeto serviu de base para futuros ecranoplanos.

Um dos modelos originados do experimental soviético foi o Orlyonok (Pequena águia, em tradução livre). Transportava até 150 soldados ou dois veículos de combate de infantaria. Era capaz de decolar e pousar mesmo em uma tempestade de categoria 5.



Ecranoplano da classe Lun | TASS

O ecranoplano da classe Lun, que foi lançado em 1986, causou preocupação entre os militares dos EUA. Tinha 73 metros de comprimento e uma velocidade de cruzeiro superior a 500 km/h.

Tão poderoso quanto um cruzador de mísseis, mas cinco vezes mais rápido, um Lun armado com mísseis de cruzeiro antinavio P-270 Moskit poderia representar uma ameaça para grupos de ataque de porta-aviões da Marinha dos EUA.

A produção de ecranoplanos continuou após a queda soviética. Ainda assim, havia poucos veículos, e com capacidades limitadas. Atualmente, a Rússia está retomando a ideia de fabricação de ecranoplanos pesados ​​para fins civis e militares.

O primeiro modelo do tipo foi projetado e produzido na década de 1970. Além de fornecer o veículo para o setor civil, a fabricante Radar MMS planeja exportá-lo para a Índia, onde deverá ser equipado com mísseis de cruzeiro BrahMos.

Também está na esteira a produção do Chaika-3, sobre o qual se sabe pouca coisa. Acredita-se, porém, que esse ecranoplano de transporte será mais pesado do que seus antecessores, com peso máximo de decolagem de 100 toneladas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul