Pular para o conteúdo principal

Aeroportos brasileiros vão ter funcionamento especial durante Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos vão alterar o sistema aéreo brasileiro, particularmente no Rio de Janeiro. No esquema especial, o Aeroporto Santos Dumont vai funcionar em horário estendido entre 3 e 23 de agosto e contar com voos durante a madrugada. As Olimpíadas vão de 5 a 21 de agosto, e as Paralimpíadas, de 7 a 18 de setembro.



Sputnik

O Aeroporto Santos Dumont, entre os dias 8 e 18 de agosto, vai ficar fechado entre 12h40min e 17h10min, por causa das competições de vela na Baía de Guanabara. A medida atende a um pedido do Comitê Olímpico Internacional (COI), para não prejudicar a gravação e a transmissão das provas da modalidade. No entanto, o Santos Dumont vai continuar abrindo às 6h para voos comerciais, mas, durante os Jogos vai funcionar até as 23h59min, ao invés de fechar às 22h30min.


RI Rio de Janeiro (RJ) 02/12/2014 Vista Aérea - Aeroporto Santos Dumont. Foto Genilson Araújo / Parceiro / Agência O Globo - Genílson Araújo / Agência O Globo

Os voos executivos e os táxis aéreos poderão pousar e decolar também durante a madrugada no período com horário estendido.

O secretário-executivo da Secretaria de Aviação Civil, Guilherme Ramalho, explicou que estender o horário de funcionamento no Santos Dumont tem como objetivo principal compensar o tempo que o Aeroporto vai ficar fechado para as provas de vela, além de aumentar a capacidade operacional do Santos Dumont para não sobrecarregar o Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Guilherme Ramalho ressaltou ainda que a operação de voos executivos durante a madrugada reduz os riscos de atentados terroristas durante os Jogos, pois nesse horário há menor aglomeração de pessoas circulando pelo terminal. “Obviamente, todos os nossos órgãos responsáveis pela segurança estarão atentos e funcionando durante a Olimpíada. Será um momento de grande atenção internacional para o Brasil.”

Os Aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim devem ser os terminais mais impactados durante os Jogos em todo o Brasil, mas haverá fluxo também em outras cinco cidades que vão receber as partidas de futebol. Guilherme Ramalho ressaltou que todas as intervenções nos terminais estão quase prontas, e dentro do cronograma planejado para a Rio 2016.

“Os preparativos estão praticamente finalizados. As obras no Santos Dumont concluídas, as obras do Galeão em fase de retoque final para a inauguração no dia 10 de maio. E, do ponto de vista operacional, fizemos um planejamento com dois anos de antecedência. Divulgamos uma primeira fase do planejamento já em setembro de 2015, temos realizado eventos simulados, temos todas as salas operacionais, os órgãos integrados, e estamos prontos para a operação.”

A expectativa da Secretaria de Aviação Civil é de que haja uma movimentação de mais de um milhão de pessoas nos aeroportos brasileiros durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e que a ampliação do horário de funcionamento no Santos Dumont aumente a movimentação diária da aviação comercial em 34 voos, e a da aviação geral e executiva em 180 movimentos de embarque e desembarque no terminal.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul