Terminais esperam 20 milhões de passageiros; fiscalização será ampliada.
Empresas aéreas se comprometeram em não praticar 'overbooking'.


Do G1 DF

Com expectativa de aumento em 7% no número de passageiros neste fim de ano em relação a 2013, a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) informou nesta terça-feira (9) que reforçará os 15 principais aeroportos brasileiros para atender o tráfego aéreo nesse período. A expectativa é manter o índice de pontualidade dos voos em 93% – índice atingido durante a Copa do Mundo. A estimativa é que os terminais recebam quase 20 milhões de passageiros até o fim do mês.

Em reunião com todos os setores da aviação civil, as companhias aéreas se comprometeram a não praticar o “overbooking” – quando são vendidos mais assentos do que a capacidade dos aviões. De 15 de dezembro a 10 de janeiro, as empresas também se dispuseram a aumentar o número de funcionários em guichês de informações, antecipar a manutenção de aeronaves, alterar a escala de férias de funcionários para ter o maior efetivo possível e manter aviões extras à disposição, caso seja preciso.

Segundo o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, são previstos 4 mil voos comerciais nesta época do ano. “O mercado de aviação está mantendo uma trajetória crescente acima de números médios de crescimento na economia brasileira, o que nos obriga a cuidar com muito mais atenção para que possamos garantir qualidade de serviço aos passageiros”, disse.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai intensificar as operações em 12 aeroportos brasileiros, garantindo reforço de 87% no número de agentes responsáveis por fiscalizar o atendimento nos aeroportos.

“Vamos garantir a fiscalização de serviços, ver se tudo está passando bem e comunicar qualquer eventual problema pra que as decisões sejam tomadas”, disse o presidente da Anac, Marcelo Guaranys.

Pontualidade

Segundo secretário-executivo da Pronaero, Guilherme Ramalho, desde 2011 existe uma tendência de diminuição no número de atrasos de voos no Brasil. “Nossa meta é manter essa trajetória de queda e isso ocorre à medida em que temos uma boa execução desse planejamento”, disse. “Temos confiança de que os passageiros terão um bom serviço quando viajarem nesse período.”

De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, as condições da meteorologia são o principal motivo de atraso. Porém, para Sanovicz, existem formas de diminuir a probabilidade de impontualidade: usar as tecnologias disponíveis (como check-in pela internet), ter em mãos os documentos da criança caso vá viajar com uma, conferir as regras para as bagagens, informar o telefone para as empresas poderem contactar o passageiro e chegar com antecedência ao aeroporto.


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