Pular para o conteúdo principal

Aeroporto de Recife recebe melhor nota em pesquisa e Guarulhos a pior, diz SAC

Sob concessão, Guarulhos já havia ficado em último lugar em pesquisa.
16 mil passageiros em 15 aeroportos foram ouvidos entre julho e setembro.


Fábio Amato
Do G1, em Brasília

O aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, o maior do país e um dos seis administrados por concessionária privada, voltou a receber a pior avaliação dos passageiros consultados na nova pesquisa trimestral feita pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e que foi divulga nesta sexta-feira (31).

Em uma escala de 1 a 5, sendo 1 a pior e 5 a melhor nota, Guarulhos recebeu média de 3,46, a mais baixa entre os 15 aeroportos nacionais avaliados na pesquisa. Administrado pela concessionária GRU, Guarulhos já havia ficado em último lugar em pelo menos duas pesquisas anteriores, divulgadas pela SAC em fevereiro e agosto de 2014.

Em nota, o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) informou que "passa pelo maior processo de transformação desde o início das operações, em 1985. Desde que a Concessionária assumiu a gestão integral dos terminais de Guarulhos, em fevereiro de 2013, uma série de obras foram realizadas, visando a melhoria dos serviços e o aumento da eficiência operacional". Leia no final da reportagem a íntegra da nota.

A avaliação foi feita entre os meses de julho e setembro e ouviu 16.769 passageiros, que deram aos 15 aeroportos nota média de 3,90, também em uma escala de 1 a 5. A melhor avaliação ficou, desta vez, com o aeroporto de Recife (4,24), seguido por Brasília (4,20, também administrado por concessionária privada) e Curitiba (4,19).

Além de Guarulhos, também ficaram entre os três aeroportos mais mal avaliados foram Confins, em Minas Gerais, que também está sob controle privado (3,71), e Cuiabá (3,64).

De acordo com a SAC, entre as pessoas ouvidas para a pesquisa 63% viajavam a lazer, 29% a negócios e 8% por outras razões. A maior parte dos entrevistados (54%) tem idade entre 26 e 45 anos. A essas pessoas foi pedido que dessem nota de 1 a 5 para 46 indicadores, entre eles atendimento e cordialidade dos funcionários do check-in, rigor na inspeção de segurança, tempo de espera na fila de check-in eletrônico, limpeza geral, limpeza dos banheiros, integridade das bagagens após restituição e custo de estacionamento.

A cordialidade dos funcionários do check-in e daqueles que atuam na área de emigração dos aeroportos foram os dois indicadores que receberam as melhores notas: 4,50. Em seguida, vieram a eficiência dos funcionários de check-in, limpeza geral dos aeroportos e tempo de espera para o autoatendimento de check-in, todos com 4,47.

Receberam as notas mais baixas o transporte público utilizado pelos passageiros (2,69), o custo do estacionamento para veículos (2,54) e valor dos produtos em lanchonetes e restaurantes dentros desses aeroportos (2,53).

Veja a resposta do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU):

O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo passa pelo maior processo de transformação desde o início das operações, em 1985. Desde que a Concessionária assumiu a gestão integral dos terminais de Guarulhos, em fevereiro de 2013, uma série de obras foram realizadas, visando a melhoria dos serviços e o aumento da eficiência operacional.

A principal delas é o novo terminal de passageiros, o TPS3, inaugurado em maio deste ano e comparável aos melhores aeroportos do mundo. O Terminal 3 é equipado com modernas tecnologias que facilitam o fluxo de passageiros e proporcionam maior conforto e segurança aos passageiros, além de contar com cerca de 100 lojas, serviços e salas VIPs para descanso dos passageiros. A transferência das companhias aéreas de voos internacionais para o TPS3, concluída no início deste mês, reduzirá ainda mais o fluxo de usuários nos demais terminais e aumentará a sensação de conforto aos passageiros.

Antes mesmo da inauguração do novo terminal, a Concessionária promoveu obras de expansão e diversas melhorias nos Terminais 1, 2 e 4, como a reforma e a ampliação dos banheiros nos saguões de embarque, nova sinalização, mais câmeras de segurança e manutenção de toda a iluminação do sítio aeroportuário.

Entre as principais ações nesses 18 meses de gestão, está o aumento de número de vagas de estacionamento, de 3,9 mil no período pré-concessão para as 8,3 mil atuais, incluindo a construção de edifício-garagem, com 2,6 mil vagas. No Terminal 2, foram entregues uma Praça de Alimentação, com nove lojas no Piso Embarque, o novo espaço do Duty Free, no Desembarque, além da ampliação da área de raios-X e do Embarque Remoto Nacional e Internacional. Nos Terminais 1 e 2, foram abertos mais de 40 pontos comerciais e de serviços.

Em outubro, a Concessionária também iniciou as obras de modernização dos Terminais 1 e 2, que devem ser concluídas no segundo semestre de 2016. O projeto prevê a expansão das capacidades em áreas operacionais, como check-in, raio-X, inspeção de passaporte, restituição de bagagem, controle alfandegário, além de melhorias nos serviços prestados aos passageiros.

Para o presidente do GRU Airport, Antonio Miguel Marques, com a entrega do TPS3 e com a conclusão do projeto de modernização dos Terminais 1 e 2, Guarulhos finalmente chegará ao patamar dos melhores aeroportos do mundo. “A percepção dos passageiros em relação ao aeroporto melhorou bastante com a inauguração do Terminal 3. Temos certeza que os novos investimentos devem trazer ainda mais eficiência operacional e qualidade nos serviços prestados, o que impacta diretamente na sensação de conforto e segurança de nossos clientes”, destaca o executivo.

Um reflexo de todas essas obras e melhorias pode ser verificado na última edição do World Airport Awards, premiação promovida pela SkyTrax e uma das mais prestigiadas do mundo no setor aeroportuário. Em 2014, o GRU Airport foi eleito o melhor aeroporto do Brasil e o quarto da América do Sul, atrás apenas dos terminais de Lima (Peru), de Quito (Equador) e de Santiago (Chile).

Na edição de 2014, a SkyTrax ouviu 12,8 milhões de passageiros de 110 nacionalidades. Foram avaliados 410 aeroportos em todo o mundo. A pesquisa mede a satisfação dos passageiros por meio de 39 indicadores-chave de desempenho, como check-in, desembarque, transporte, compras, segurança e setor de imigração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul