Pular para o conteúdo principal

Bilhete deixado em avião foi vital para achar ocupantes, diz governo de RR

'Estamos indo para o Rio Branco. A equipe tá fraca', dizia bilhete.
Governo investigará causas do desaparecimento do avião no domingo (26).


Emily Costa
Do G1 RR

Um bilhete foi essencial para encontrar, na manhã desta sexta-feira (31), os cinco sobreviventes do avião que desapareceu em Roraima no domingo (26), segundo o Governo do estado. O manuscrito, feito pelo piloto da aeronave, descrevia para onde os passageiros iriam e qual era o estado físico do grupo: "Estamos indo para o Rio Branco, mata 270º. A equipe tá fraca passando fome a 3 dias (sic)". Todos os ocupantes da aeronave foram resgatados e encaminhados para hospitais em Boa Vista.

Bilhete encontrado no avião  (Foto: Divulgação/FAB)Bilhete encontrado no avião dizia onde os sobreviventes estavam; 'Estamos indo para o Rio Branco', inicia o manuscrito (Foto: Divulgação/FAB)

Eles foram localizados na selva, às 12h40 (horário de Brasília), pela Força Aérea Brasileira (FAB), a cerca de 3,5 km de onde a aeronave foi encontrada na quinta-feira (30).

Ao G1, a assessoria do governo do estado, proprietário do avião Cessna PP-FFR, informou que o bilhete foi essencial para encontrar os passageiros. O recado, segundo a FAB, foi encontrado por dois paraquedistas de busca e salvamento na quinta-feira (30).

"Quando o avião foi encontrado, o bilhete escrito à mão indicava para onde os sobreviventes teriam ido. Desta forma, as equipes se dirigiram ao local apontado e resgataram, às 11h de hoje [sexta-feira, 31], todos os passageiros", disse o secretário de comunicação, Weber Negreiros.

Leia o bilhete na íntegra: "Estamos indo para o Rio Branco, mata 270º, a equipe tá fraca passando fome há três dias. Por isso o motivo da saída do acampamento. Informamos mata perigosa com onça em volta. Peço que vocês vão até o Rio Branco proa 270º precisamos de alimento. Vamos tentar pegar barco no Rio Branco", encerra o bilhete datado de quarta-feira (29).

Queda

Ao G1, o governo do estado informou ainda que mas causas da queda do avião serão investigadas. "Agora, a Força Aérea vai investigar as causas da queda do avião. Mas, a princípio, acreditamos que algo relacionado ao mau tempo tenha ocasionado o problema na aeronave", comunicou o governo.

Avião Cessna, U206G, matrícula PP-FFR, foi encontrado na tarde desta quinta-feira (30) (Foto: Divulgação/FAB)Avião Cessna, U206G, matrícula PP-FFR, foi encontrado na tarde desta quinta-feira (30) (Foto: Divulgação/FAB)

Entenda o caso

A aeronave de pequeno porte seguia de Santa Maria do Boiaçú, região Sul de Roraima, para Boa Vista, quando desapareceu, no dia 26. Segundo a assessoria de comunicação da FAB, o avião Cessna, U206G, matrícula PP-FFR, pertencente ao governo do estado de Roraima. Ele decolou às 11h50 e estava com o pouso previsto para as 14h, na capital. Durante o trajeto, a aeronave perdeu a comunicação com o radar de controle aéreo e desapareceu.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul