Pular para o conteúdo principal

Erupção de vulcão no Chile transforma lago em deserto; aeroportos têm novos cancelamentos de voos

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, já registra dez partidas e três chegadas canceladas após as cinzas do vulcão Puyehue, no Chile, voltarem a se aproximar da capital argentina, Buenos Aires, de acordo com informações da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).


Os voos cancelados são das companhias LAN, Gol e TAM. As cinzas interferem na operação dos aeroportos de Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Ficaram comprometidos os voos das 8h25 até as 12h15 desta quinta-feira. A TAM informou em nota que cancelou as operações nos aeroportos de Buenos Aires, Montevidéu e Assunção. A companhia informa que continuará analisando as condições climáticas para voltar a operar o mais rapidamente possível.


O Aeroporto do Galeão, na zona norte do Rio de Janeiro, teve quatro chegadas canceladas - três de Buenos Aires e uma de Santiago - da Aerolíneas Argentinas, TAM e LAN. Também foram suspensas cinco partidas - quatro para Buenos Aires e uma para Montevidéu - da Gol, TAM, Aerolíneas Argentinas e Pluna. A Infraero não soube informar se os voos cancelados entre zero hora e os previstos até as 14 horas no Galeão estão relacionados ou não com as cinzas do vulcão.


Cancelamentos de voos no Uruguai

Os voos do Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, voltaram a ser cancelados nesta manhã por conta da chegada das cinzas derivadas da erupção no complexo vulcânico chileno Puyehue-Cordón Caulle.

As últimas viagens aconteceram durante a madrugada e ainda não há previsão para a retomada das operações de voo, indicaram fontes do terminal aéreo.


A Direção Nacional de Meteorologia confirmou a presença de cinza do espaço aéreo de Montevidéu e também na superfície, o que leva a crer que a nuvem poderia chegar a outros pontos do país nas próximas horas.

Na Argentina, os voos também foram novamente suspensos com o retorno das cinzas à área metropolitana de Buenos Aires, segundo informações de fontes locais.


Os voos das Aerolíneas Argentinas, Austral e LAN não saíram do aeroporto Jorge Newbery nem do aeroporto internacional de Ezeiza.


De acordo com a Administração Nacional de Aviação Civil (Anac), da Argentina, a nuvem estava a cerca de 12 mil metros de altura e possuía uma extensão de 65 quilômetros de extensão.


Segundo o órgão, os aeroportos de Neuquén, Bahía Blanca, Bariloche, Trelew, Chapelco, Esquel e Puerto Madryn seguem fechados.


A erupção do vulcão colocou em alerta muitas cidades da Patagônia argentina. Além dos inconvenientes causados à vida cotidiana da população, também se começa a avaliar o prejuízo econômico que poderá ser produzido pela retração do turismo da estação de inverno.


Na noite de ontem, o Escritório Nacional de Emergência (Onemi), do Chile, anunciou que a atividade sísmica no complexo vulcânico registrou diminuição, embora o alerta vermelho se mantém em toda a região.


Voos da Espanha foram desviados


A companhia aérea espanhola Iberia anunciou nesta quinta-feira o cancelamento de três voos entre Madri e Buenos Aires e do desvio ao Chile de uma rota com destino à capital argentina devido à presença de cinzas do vulcão chileno Puyehue, que entrou em atividade no sábado.

Fontes da companhia disseram à agência de notícias EFE que o voo IB6847, que cobria a rota Madri-Buenos Aires, teve que ser desviado para o aeroporto de Santiago do Chile como medida de segurança.


Além disso, a Iberia cancelou duas rotas de Madri a Buenos Aires e um trajeto da capital argentina rumo a Madri por conta dos efeitos das cinzas vulcânicas.


Fontes da Secretaria de Transportes argentina informaram que foram detectadas nuvens de cinzas do Puyehue sobre Buenos Aires e sua região metropolitana, levadas por ventos sudoeste da área do vulcão situado na Cordilheira dos Andes, na fronteira entre Argentina e Chile.


* Com a Agência Estado e as agências internacionais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul