Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Com a notícia de que o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), reabriu a partir das 18h, as companhias aéreas TAM, Gol, Azul e Webjet anunciaram que irão retomar normalmente os pousos e decolagens no início da noite desta sexta-feira (10), após cancelamentos ocorridos por influência das cinzas do vulcão chileno Puyehue.


Nesta tarde, a TAM já havia voltado a operar em Porto Alegre e Florianópolis (SC), e agora volta também a retomar os voos de e para Buenos Aires (Argentina). Porém, a empresa "está avaliando constantemente as condições de voo nestas rotas e, caso haja riscos, poderá voltar a suspender a operação". Continuam suspensos os voos de e para Montevidéu (Uruguai), ainda sem previsão de restabelecimento.

A Gol informa que restabeleceu as operações em Buenos Aires (Argentina) e em Montevidéu (Uruguai). Durante o dia, a empresa já havia confirmado decolagens para as cidades brasileiras de Chapecó, Florianópolis, Navegantes e Joinville, em Santa Catarina, e Caxias do Sul e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A companhia afirma que "tem acompanhado em tempo real o movimento da nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão chileno e que, pelos últimos prognósticos, encontrou condições de realizar os voos para esses destinos com segurança".


A Azul também volta a operar normalmente todos os voos que chegarão em Porto Alegre a partir das 18h.


A Azul informa que "continua analisando ininterruptamente as condições meteorológicas do espaço aérea brasileiro para avaliar possíveis mudanças em sua operação".


A Webjet também retoma as operações no aeroporto Salgado Filho a partir das 18h. 

 
Voos internacionais

A companhia aérea LAN informou que seus voos com partida e chegada em Buenos Aires foram restabelecidos a partir da tarde desta sexta-feira. Ainda segundo a empresa, a partir de sábado (11), todas as operações já estarão normalizadas.

A LAN também informou que durante o dia de hoje, os voos restabelecidos para a capital argentina estão sendo redirecionados ao aeroporto de Ezeiza. Os voos de e para Montevidéu (Uruguai) serão restabelecidos amanhã.
Nuvem de cinzas

A nuvem de cinzas do vulcão chileno deve estar totalmente sobre o mar no início da noite desta sexta. A previsão consta no mais recente boletim emitido pelo Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina, instituto responsável pelo monitoramento da situação no Cone Sul.

De acordo com Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), que tem coordenado o tráfego aéreo nas áreas atingidas, o relatório também aponta que a emissão de cinzas pelo vulcão perdeu força. O CGNA é uma organização militar pertencente ao Comando da Aeronáutica e subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).


*Com informações da Agência Estado

Post a Comment

header ads
header ads
header ads