Do UOL Notícias*
Em São Paulo
A presença de nuvens vulcânicas vindas do Chile forçou o cancelamento de 95,2% dos voos previstos para manhã desta sexta-feira (10), no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). Todos as decolagens, pelo menos até as 12h, estão canceladas, com exceção das companhias aéreas Pantanal e NHT. Todas as chegadas previstas até as 9h40 também foram suspensas.
Durante a madrugada, o voo 5438 da empresa Trip, de Porto Alegre para Campo Grande, foi o único que decolou. Tratava-se de um turboélice que viaja a uma altitude mais baixa do que os jatos, que decolou às 6h50.
Segundo o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) cerca de 70% do Rio Grande do Sul registra a presença de nuvens decorrentes do vulcão chileno que entrou em atividade no último final de semana. A camada de nuvens aparece concentrada entre 7 mil a 10 mil metros de altitude.
Ainda de acordo com o CGNA, a camada continua se deslocando, rumo a Santa Catarina, mas com a possibilidade de seguir para o oceano Atlântico, se mantidas as atuais condições meteorológicas.
O aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, também teve a maior parte dos voos cancelados na manhã desta sexta. Desde às 19h de quinta-feira (9), o aeroporto cancelou pousos e decolagens, de maneira preventiva ao avanço das cinzas do vulcão sobre o espaço aéreo do Estado.
O aeroporto cancelou 13 partidas, entre 6h30 e 12h10 desta sexta. As chegadas também estão suspensas.
Em Curitiba, o aeroporto Afonso Pena também registra um alto índice de cancelamento de voos. Entre as 6h50 e 11h22, 18 voos foram cancelados devido a condições meteorológicas.
Argentina e Uruguai
A TAM prossegue com seus voos suspensos para os aeroportos de Buenos Aires e Montevidéu, pelo menos até às 12h, revela o site da companhia aérea.
A Gol tomou a mesma decisão e suspendeu seus voos para os mesmos destinos, e também para Santiago do Chile e Lima.
Todos os voos internacionais e domésticos dos aeroportos de Buenos Aires estão suspensos, pelo menos até às 12h, em consequência das cinzas procedentes do Puyehue.
A nuvem vulcânica também atingiu o Uruguai e provocou o cancelamento da maioria dos voos do Aeroporto Internacional de Montevidéu.
Os aeroportos da Patagônia (sul) permanecem fechados desde a erupção do vulcão Puyehue, no sábado.
As cidades turísticas de Bariloche e de Villa Angostura, esta última a 40 km do vulcão chileno Puyehue, são as mais afetadas pelo fenômeno.
*Colaborou Lucas Azevedo, de Porto Alegre (RS)
FALE COM AS CIAS AÉREAS
Tam - 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades)
Gol - 0300-115-2121
Azul - 4003 1118
Avianca - 0800-286-6543