Zero Hora
Depois de o prefeito José Fortunatti e o secretário Estadual da Copa, Eduardo Antonini, apontarem a preocupação com o cronograma das obras no Salgado Filho, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) tentou ontem tranquilizá-los. A estatal voltou a prometer que o aeroporto estará pronto em 2012, dois anos antes de os torcedores desembarcarem em Porto Alegre para a Copa.
Segundo o superintendente do aeroporto, Jorge Herdina, o cronograma estabelecido está sendo cumprido. Ele afirma que o recapeamento e alargamento da atual pista devem estar prontos em três meses.
– Essa primeira etapa está prevista para ser concluída em outubro. A partir daí, teoricamente, estaremos prontos para fazer a segunda fase e o prolongamento (da pista) – disse em entrevista à Rádio Gaúcha.
Para a segunda etapa da obra, é necessário retirar todas as famílias que vivem nas vilas Dique e Nazaré, na cabeceira da pista. O superintendente estima que em julho de 2011, esteja implantado também o chamado Módulo Operacional Provisório, que ampliará em 40% a capacidade instalada de passageiros. Os equipamentos que melhoram as condições de pousos e decolagens, e o edifício garagem que será ampliado, têm previsão para estarem prontos no fim de 2012. A construção do complexo logístico de carga está licitada, faltando o começo das obras.
Além disso, a Infraero prevê para até 2012 a instalação do ambicionado equipamento ILS-2 (dispositivo sucessor do ILS-1, ele emitirá sinais de rádio para guiar a altitude e a localização da aeronave na hora do pouso). Será um aparelho capaz de driblar os nevoeiros constantes na cidade.
0 Comentários