Nikki Tait e Gill Plimmer, Financial Times, de Londres
British Airways, American Airlines e Iberia ofereceram a possibilidade de desistir de um punhado de horários de pousos e decolagens ("slots", no jargão do setor) em Londres e Nova York, numa tentativa de ganhar sinal verde para a sua proposta de formar uma aliança transatlântica.
As concessões, desenhadas para tentar contornar preocupações de que a aliança proposta possa prejudicar a concorrência em rotas transatlânticas, serão testadas pela União Europeia (UE) com companhias rivais. A agência antitruste da UE disse ontem que as partes interessadas têm até 10 de abril para submeter suas opiniões.
A Virgin Atlantic Airways, companhia aérea do empresário Richard Branson, é contra a formação da aliança. Ele diz que isso daria à British Airways uma posição dominante no mercado e definiu as concessões como " tristemente inadequadas".
"Eu espero que a autoridade [europeia] tenha tempo para avaliar as propostas do ponto de vista do consumidor antes de que qualquer decisão seja tomada", disse Branson. Ele observou que uma combinação entre British Airways e American Airlines teria 47% dos slots no aeroporto londrino de Heathrow, um dos mais movimentados da Europa.
Funcionários ligados à agência antitruste da UE já consultaram companhias aéreas rivais, inclusive a Virgin, informalmente, nas últimas semanas. E há um sentimento de que as concessões deverão ser aprovadas. Nos Estados Unidos, a aliança já recebeu sinal favorável do Departamento de Transportes em fevereiro, após as três companhias terem concordado em abrir mão de quatro "slots" em Heathrow.
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