Wenya Alecrim – Folha de Boa Vista
O Aeroporto de Caracaraí será reinaugurado no dia 31 de julho. As reformas começaram há mais de dois meses e estão em fase de acabamento da pintura. O aeroporto funcionará diariamente de forma alternativa ao Aeroporto Internacional de Boa Vista. A pista de 2.600 metros possui estrutura para o pouso de aeronaves de qualquer porte, tanto militar quanto comercial.
A guarda e defesa do aeroporto estão a cargo da Base Aérea de Boa Vista, conforme explicou o comandante Waldir Lima. Segundo o comandante, o aeroporto ainda não possui rádio que permite comunicação terra/aeronave. No entanto, em breve será instalado um equipamento que permitirá monitorar as condições meteorológicas da cidade e da Capital.
“Com isso, se houver algum problema na Capital, as aeronaves poderão pousar em Caracaraí, sem nenhum problema. Em casos de nevoeiro, ou outra situação, teremos o aeródromo pronto, ou até mesmo aeronaves pequenas de políticos”, disse o comandante.
De acordo com Waldir Lima, o governo entendeu a necessidade de retomar as atividades do aeroporto, que estava abandonado. Até mesmo a iluminação da pista havia sido roubada e água e energia estavam cortadas. O comandante acredita que a reabertura do aeroporto contribuirá para o crescimento da cidade.
A estrutura do aeroporto ainda é considerada pequena, pois conta com salas de embarque e desembarque, administração, recepção e banheiro. Desta forma, a equipe da Base de Boa Vista, que trabalhará em esquema de revezamento mensal, terá como alojamento dois contêineres vindos de São Paulo.
Solenidade
Durante a solenidade de reinauguração, a Base Aérea disponibilizará atendimento médico e odontológico à população do município. A prefeitura deixará um ônibus à disposição para levar a comunidade para ser atendida como também conhecer o local. “O atendimento será pela manhã, mas o horário da sessão solene ainda será definido com a prefeitura de lá”, destacou.
0 Comentários