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Em resposta a Lula, empresas aéreas dizem que não é hora de comprar avião



JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO

O cenário econômico não permite que as companhias aéreas façam novos investimentos em compras de aeronaves. Essa é a avaliação do diretor técnico do Snea (Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias), Ronaldo Jenkins. Anteontem, Lula instou as empresas a comprar aeronaves da Embraer - que anunciou a demissão de 4.200 funcionários no mês passado, sob a alegação de que a demanda externa teve forte retração.

"Não é o momento para ir às compras", afirmou Jenkins. O diretor diz que os planos de renovação da frota de empresas brasileiras foram elaborados antes da crise econômica e que algumas estão postergando a entrega de aviões. "O petróleo caiu, mas o dólar ficou mais caro e ele interfere na maior parte dos insumos, além disso a demanda será mais fraca."

Nesta semana, a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) anunciou que o setor teve perdas de US$ 8 bilhões em 2008.

Especialistas afirmam ainda que a padronização de frota ajuda a reduzir custos com manutenção e treinamento de funcionários. A Gol informou em nota que opera uma frota de Boeing-737 coerente com seu modelo de negócios:

"Um dos fundamentos estruturais da plataforma "low-cost, low fare" (baixo custo, baixa tarifa) é utilizar uma frota padronizada, e, por enquanto, a Gol não tem planos de incorporar aeronaves de outro modelo". Até 2014, a frota total da Gol chegará a 140 aeronaves. Em 2008, revisou para baixo as entregas no período 2008-2009.

A TAM informou que pretende chegar ao fim de 2013 com 150 aviões. "Embora a Embraer tenha aviões de alta qualidade, eles não se aplicam ao modelo de negócios da TAM."

Lula afirmou que os aviões da Embraer poderiam ser usados em rotas regionais. Segundo o presidente da Abetar (Associação Brasileira de Transporte Regional), Apostole Chryssafidis, no curto prazo as empresas regionais não têm chance de fazer encomendas.

A exceção é a Trip, que deve receber o primeiro de cinco jatos Embraer-175 em abril. Os demais virão ao longo do ano.

Segundo Chryssafidis, além do investimento necessário para a aquisição de aviões, há também problemas na infraestrutura. Ele afirma que algumas empresas regionais operam rotas com um volume baixo de passageiros em cidades que não têm como receber jatos em seus aeroportos.

Para Respício Espírito Santo Jr., da UFRJ, a renovação de frota faz parte do planejamento estratégico das companhias. "Isso depende do modelo de negócios da companhia, não do presidente ou da fabricante."

O diretor de Assuntos Institucionais da Azul, Adalberto Febeliano, defende o uso dos aviões da Embraer. A Azul é a única brasileira a operar em linhas de maior demanda com aviões da fabricante brasileira. "O avião é mais confortável para o passageiro, pois não tem poltrona do meio. E tem um custo por viagem menor."

Para Febeliano, o avião é adequado ao modelo de voos diretos adotados pela empresa. "Uma ligação Belém-Cuiabá pode não ser viável se você precisa de 500 passageiros por dia para lotar o avião. Para nós, um número menor é suficiente para viabilizar a operação."

Febeliano diz que TAM e Gol optam por aeronaves com maior número de assentos porque operam sob o sistema "hub-and-spoke", em que usam um aeroporto como base.

Procurada pela reportagem para comentar o assunto, a Embraer disse que não tinha um representante disponível.

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