A companhia aérea Gol anunciou sexta-feira a reestruturação das operações internacionais de sua subsidiária Varig, para adequar-se melhor às condições de mercado. Com isso, a partir de hoje, está suspensa a rota da Varig para Cidade do México. Além disso, a partir de amanhã serão suspensos os vôos para Madri e, em 9 de junho, serão encerradas as operações em Paris.

Segundo a Gol, esta decisão estratégica foi tomada com base em uma análise cuidadosa de fatores externos e atributos competitivos do serviço oferecido pela Varig que estão afetando negativamente a consolidação da empresa nos mercados em questão. "A idéia é aumentar a presença da Varig nos mercados doméstico e na América do Sul, concentrando esforços nos segmentos onde possui vantagens competitivas."

Com as alterações na malha internacional, a Varig continuará atendendo a América do Sul, com vôos diários para Bogotá, Buenos Aires, Caracas e Santiago. A companhia ressaltou ainda que manterá o quadro de funcionários da Varig. Segundo a Gol, a constatação de que uma adequação é necessária foi fundamental no reposicionamento da Varig. "Os custos operacionais no mercado internacional, que é altamente competitivo, têm aumentado substancialmente com os constantes aumentos no preço do barril de petróleo", observou a Gol, acrescentando que atualmente cerca de 40% do custo operacional da Varig é o combustível. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi surpreendida pelo anúncio da Varig de que suspenderá os vôos internacionais de longa distância a partir de maio. "A Anac não foi comunicada oficialmente", disse a presidente da agência, Solange Paiva Vieira.

Solange informou que a empresa não tinha obrigação de fazer o comunicado antes de tornar pública a suspensão dos vôos, mas que agora terá de fazer uma notificação formal. "A empresa tem liberdade de decidir sobre os vôos e depois notificar. O foco da Anac agora é fiscalizar para que o passageiro seja atendido corretamente", destacou Solange. A Anac vai permanecer atenta à situação da empresa.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads