Amanhã, a Airbus vai celebrar um marco histórico em sua relativamente curta existência, representado pela entrega em Toulouse do avião número 5000 de sua produção, um A330-200 da empresa australiana Qantas.
Trinta e três anos atrás, em maio de 1974, a Airbus entregou o primeiro avião de sua produção, um A300B2 à Air France. Dezenove anos depois, em 1993, a Airbus entregou seu milésimo avião, e levou outros seis anos para alcançar o número 2000 em 1999. O avião de número 3.000 foi entregue em 2002, refletindo a maior família e a maior quantidade de produtos. Em setembro de 2005, apenas três anos mais tarde, a aeronave de número 5.000 foi recebida por um cliente. Foram necessários só dois anos mais para chegar-se ao avião de número 5.000 de agora. A Airbus levou mais de 30 anos para entregar mais de 50% dos aviões acima de 100 lugares entregues em um mesmo ano, o que ocorreu em 2005 e que manteve-se até agora. A Airbus também levou cerca de 30 anos, desde sua criação em 1970, para ultrapassar seu principal competidor em vendas e permanecer constantemente com mais da metade do mercado durante cinco anos de 2001.
A história da Airbus mostra quanto tempo é preciso para se tornar um dos líderes deste difícil mercado. É necessário, além de visão, um forte compromisso para investir a longo prazo. “Essa foi a base do sucesso da Airbus”, disse Tom Enders presidente e principal executivo dessa empresa. “E hoje quero assegurar aos clientes, funcionários, fornecedores e acionistas que temos o compromisso de construir sobre esse sucesso um futuro competitivo para nossa empresa, para os produtos e para o benefício de todos”.
A Airbus continua a aumentar o ritmo de produção para alcançar a 10 A330/A340, 40 aviões da família A320 e 4 A380 por mês em 2010, para satisfazer à demanda desses produtos. Seu carnê de mais de 3.000 aviões encomendados deverá ser entregue nos próximos cinco a seis anos, com a cadência atual.
A Qantas, criada em 1931, é uma das mais antigas empresas aéreas do mundo, e só se tornou cliente da Airbus em novembro de 2000, quando encomendou 12 A380 e 13 A330. Hoje, o grupo Qantas (incluindo a Jetstar) opera 36 aviões Airbus, compreendendo 10 A330-300, 6 A330-200 e 20 A320. Estão encomendados 4 A330 e um total de 20 A380.
Em novembro, a Qantas anunciou a intenção de adquirir mais 50 aviões da família A320.
A linha de produtos da Airbus compreende cinco bem-sucedidas famílias com capacidade variando de 107 a 525 lugares. As famílias compreendem a A320 (A318/A319/A320/A321), os A300/A310 de fuselagem larga, os A330/A340 de longo alcance, a toda nova família A350XWB e o avião de dois andares e longo alcance A380. Todos os aviões Airbus com controles de vôos eletrônicos oferecem total comunalidade operacional, além de sistemas, cabines de comando e características de pilotagem semelhantes, reduzindo os custos de operação. Até agora, mais de 8.000 aviões Airbus já foram vendidos a mais de 280 operadores.
A Airbus tem seu controle detido pela EADS.