Pular para o conteúdo principal

AIRBUS NÚMERO 5.000 ENTREGUE À QANTAS



Amanhã, a Airbus vai celebrar um marco histórico em sua relativamente curta existência, representado pela entrega em Toulouse do avião número 5000 de sua produção, um A330-200 da empresa australiana Qantas.

Trinta e três anos atrás, em maio de 1974, a Airbus entregou o primeiro avião de sua produção, um A300B2 à Air France. Dezenove anos depois, em 1993, a Airbus entregou seu milésimo avião, e levou outros seis anos para alcançar o número 2000 em 1999. O avião de número 3.000 foi entregue em 2002, refletindo a maior família e a maior quantidade de produtos. Em setembro de 2005, apenas três anos mais tarde, a aeronave de número 5.000 foi recebida por um cliente. Foram necessários só dois anos mais para chegar-se ao avião de número 5.000 de agora. A Airbus levou mais de 30 anos para entregar mais de 50% dos aviões acima de 100 lugares entregues em um mesmo ano, o que ocorreu em 2005 e que manteve-se até agora. A Airbus também levou cerca de 30 anos, desde sua criação em 1970, para ultrapassar seu principal competidor em vendas e permanecer constantemente com mais da metade do mercado durante cinco anos de 2001.

A história da Airbus mostra quanto tempo é preciso para se tornar um dos líderes deste difícil mercado. É necessário, além de visão, um forte compromisso para investir a longo prazo. “Essa foi a base do sucesso da Airbus”, disse Tom Enders presidente e principal executivo dessa empresa. “E hoje quero assegurar aos clientes, funcionários, fornecedores e acionistas que temos o compromisso de construir sobre esse sucesso um futuro competitivo para nossa empresa, para os produtos e para o benefício de todos”.

A Airbus continua a aumentar o ritmo de produção para alcançar a 10 A330/A340, 40 aviões da família A320 e 4 A380 por mês em 2010, para satisfazer à demanda desses produtos. Seu carnê de mais de 3.000 aviões encomendados deverá ser entregue nos próximos cinco a seis anos, com a cadência atual.

A Qantas, criada em 1931, é uma das mais antigas empresas aéreas do mundo, e só se tornou cliente da Airbus em novembro de 2000, quando encomendou 12 A380 e 13 A330. Hoje, o grupo Qantas (incluindo a Jetstar) opera 36 aviões Airbus, compreendendo 10 A330-300, 6 A330-200 e 20 A320. Estão encomendados 4 A330 e um total de 20 A380.

Em novembro, a Qantas anunciou a intenção de adquirir mais 50 aviões da família A320.

A linha de produtos da Airbus compreende cinco bem-sucedidas famílias com capacidade variando de 107 a 525 lugares. As famílias compreendem a A320 (A318/A319/A320/A321), os A300/A310 de fuselagem larga, os A330/A340 de longo alcance, a toda nova família A350XWB e o avião de dois andares e longo alcance A380. Todos os aviões Airbus com controles de vôos eletrônicos oferecem total comunalidade operacional, além de sistemas, cabines de comando e características de pilotagem semelhantes, reduzindo os custos de operação. Até agora, mais de 8.000 aviões Airbus já foram vendidos a mais de 280 operadores.

A Airbus tem seu controle detido pela EADS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul