Edivaldo Bitencourt – Correio do Estado
Quatro pessoas – três passageiros e o piloto Sandro Alberto Stieven, 31 anos, – saíram ilesas após a aeronave Cesna C-180, prefixo PT-IRY, cair ao decolar na cabeceira da pista principal do Aeroporto Internacional de Campo Grande. O acidente causou a interdição de pousos e decolagens nesta área por aproximadamente três horas, provocando o desvio de Campo Grande para Londrina (PR) do vôo 3770 da TAM, proveniente de Congonhas, São Paulo.
Em nota, a Infraero (administradora dos aeroportos brasileiros) informou que, às 14h de ontem, a torre acionou a emergência aeronáutica para informar a queda do avião C-180 na cabeceira 6 da pista principal do aeroporto. De acordo com o gerente da Infraero, Roberto Jorge Gomes Lorentz, "problema nos pneus" impediu que a aeronave decolasse. Um dos três passageiros, que viajariam para uma fazenda em Nioaque, informou que um dos pneus explodiu durante o procedimento de decolagem.
Apesar do susto, nenhum passageiro ficou ferido. "Os danos foram apenas materiais", informou a Infraero.
Segundo o piloto Sandro Alberto, uma rajada de vento causou o incidente. Após a rajada, o trem de pouso deslocou-se e o pneu estourou e murchou. Atuando há 12 anos como piloto, ele disse que este foi o seu primeiro acidente. O Cesna pertence a João Borges Neto, um dos três passageiros a bordo da aeronave.
A Seção de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAA) analisa a causa do acidente, que pode ser a rajada de vento. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a velocidade do vento ontem à tarde era de
Interdição
O acidente causou a interdição da pista principal do aeroporto, de 2.600 por
O atraso causou transtorno aos passageiros da companhia, que estavam com o embarque previsto para as 15h10min, segundo o administrador Orlando Mata. A previsão da Infraero era de que a aeronave só decolasse às 18h10min. Como o avião seguiria direto pra São Paulo, sem a escala prevista em Londrina, os passageiros com destino ao Paraná fariam a conexão