O maior avião anfíbio do mundo, o AG600, construído pela China, realizou com sucesso na manhã deste sábado a decolagem e aterrissagem na água, informou a empresa aeronáutica responsável pela construção do gigante anfíbio.
Sputnik
Os testes foram realizados na província de Hubei. A aeronave recebeu o codinome de "Kunlong" e é considerada o maior avião anfíbio do mundo, contando com quatro motores produzidos por empresas chinesas, além de possuir uma autonomia de 12 horas e um peso máximo de decolagem de 53 toneladas.
AVIC AG-600 Kunlong | CC BY-SA 4.0 / Alert5 |
O AG600 já havia passado por outros testes na água, no quadro dos preparativos da aeronave para operações anfíbias, durante os quais foram verificados e analisados todo o sistema de controle, além da resistência da fuselagem e outras especificações técnicas.
Foram precisos cerca de dois meses de testes para o gigante anfíbio realizar com sucesso sua primeira decolagem e aterrissagem na água. Anteriormente a aeronave já havia concluído com sucesso os testes de taxiamento na água com uma velocidade entre 80 e 120 km/h.
A aeronave, que possui um comprimento de 39,3 metros e uma envergadura de asas de 38,8 metros, provavelmente será utilizada no combate contra incêndios, sendo capaz de coletar 12 toneladas de água de rios ou lagos em apenas 20 segundos. Pode também ser utilizada em missões de monitoramento marítimo e de resgate marítimo. Ao todo, o avião pode transportar 50 pessoas.
O projeto da aeronave foi aprovado em 2009, a construção terminou em julho de 2016, tendo iniciado os testes em 2017. O início da produção em série do maior avião anfíbio do mundo está prevista para 2022.